Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Marketing e Produtos

Royal Canin apoia projeto pioneiro no País com cães que combatem o câncer de mama em humanos

Por Equipe Cães&Gatos
Kdog
Por Equipe Cães&Gatos

Os cães possuem um olfato bastante apurado. Quando treinados, essa característica pode ser aproveitada em diversas tarefas, como a de salvar vidas por meio do diagnóstico precoce de doenças. O Projeto KDOG, em parceria firmada com a Sociedade Franco-Brasileira de Oncologia (SFBO) e apoio da Royal Canin Brasil, realiza um trabalho inovador e pioneiro no País em apoio à prevenção do câncer de mama. 

Com base em metodologias e estudos científicos do Instituto Curie (França), médicos, pesquisadores e especialistas brasileiros implantaram com sucesso a iniciativa, que é capaz de identificar mais de 40 tipos de câncer de mama em estágio inicial com a ajuda dos cães de trabalho. 

“Em linha com nossa missão, apoiamos ações sociais que reforçam a importância do pet na vida do ser humano. O Projeto KDOG abriu novas possibilidades para a área da saúde, em uma questão tão importante e desafiadora presente em nossa sociedade que é o diagnóstico precoce do câncer de mama”, explica a diretora de Assuntos Corporativos da Royal Canin Brasil, Carla Pistori. 

A proposta segue todos os protocolos de treinamento internacional e é feita com a participação de oncologistas, mastologistas, infectologistas, biólogos, cinotécnicos e médicos-veterinários. O treinamento do cão de detecção é realizado a partir da técnica de memorização olfativa de células cancerígenas. A detecção envolve o trabalho de cães que cheiram lenços de suor usados anteriormente por pacientes, sejam saudáveis ou com câncer de mama. A presença do tumor maligno é identificada por meio do olfato canino em um lenço com suor coletado para o exame. Em nenhum momento a pessoa tem contato com cão. 

“Cães podem salvar vidas humanas. Eles podem oferecer muito mais do que imaginamos. Com muito amor, dignidade e respeito, consideramos os cães de trabalho verdadeiros heróis. O objetivo é ampliar o acesso rápido da população ao exame de mamografia. O projeto pode auxiliar muitas pessoas, pois é capaz de chegar a lugares onde não há aparelhos disponíveis e o acesso é limitado, como regiões ribeirinhas, por exemplo”, conta o responsável pelo Projeto KDOG no Brasil, Leandro Lopes. 

Tão logo seja concluído o treinamento de novos cães de trabalho, o Projeto KDOG pretende ofertar e dar suporte ao Sistema Único de Saúde (SUS), para que mais vidas sejam salvas com o diagnóstico precoce do câncer de mama.

O treinamento do cão de detecção é realizado a partir da técnica de memorização olfativa de células cancerígenas (Foto: divulgação)

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Zootecnista e adestradora canina fala sobre como manter uma boa convivência entre cães e gatos

CRMV-SP promove a 6ª Semana do Médico-veterinário, de 16 a 18 de novembro

5º Encontro Vetnil de Residentes em Medicina Veterinária reuniu mais de 450 participantes

NewsLetter

Cadastre-se agora e receba nossos boletins e atualizações em seu email. 

Integração
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!