in

Royal Canin destaca importância do olhar atento dos tutores aos sinais de doença renal

Problema apresenta grande incidência entre cães e gatos

As doenças renais apresentam grande incidência entre cães e gatos, por isso, no dia 11 de março, se é comemorado também na veterinária, o Dia Mundial do Rim. Pela importância de se atentar aos sinais, mês corresponde à campanha de conscientização Março Amarelo.

Segundo a médica-veterinária e gerente de Comunicação Científica da ROYAL CANIN, Dra. Natália Lopes, com a doença, existem sintomas a serem observados pelos tutores. “O animal pode apresentar sinais inespecíficos, como um aumento significativo de sede e na micção, vômito, halitose, diminuição do apetite e perda de peso”, destaca a profissional.

Vale ressaltar que a doença renal crônica não possui cura e têm potencial de evolução constante, além de degenerar a saúde do pet. Entretanto, caso seja detectada em estágio inicial, o tratamento é menos invasivo e a doença pode ser controlada, permitindo que o animal de estimação tenha uma qualidade de vida muito próxima do normal.

“É essencial que o tutor tenha um médico-veterinário de confiança e leve seu pet com regularidade às consultas, já que com a realização dos exames de rotina é possível que o profissional identifique se algo não está bem, como apontar problemas renais, por exemplo”, ressalta a médica-veterinária.

Como aporte, a nutrição é a base da conduta terapêutica do paciente doente renal crônico, já que a dieta específica a ser oferecida ao pet com problemas renais deve ser cuidadosamente calculada em seus constituintes. De acordo com a veterinária, o tutor estimular o consumo de água, trocando regularmente o recipiente e mantendo-o disponível 24 horas e ofertar os alimentos prescritos específicos para esta condição ajudam, e muito, no processo.

Preocupada com tais animais, atualmente, a Linha de Nutrição Veterinária Royal Canin conta com produtos específicos para gatos e cães com o diagnóstico veterinário da doença e necessitam de uma alimentação balanceada.

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Tutores devem estar atentos à ingestão de chocolate pelos pets durante a Páscoa

Dia da Mulher: Veterinária atua fora das quatro paredes da clínica em prol dos animais

CRMV-SP oferta dicas para o resgate seguro de animais em situação de rua

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vetaflan, da Vetoquinol, trata dor e inflamação nos cães de forma confortável

Veterinárias pautam benefícios de realizar pesquisas científicas no mercado veterinário