Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Pets e Curiosidades

Saiba a importância de realizar check-ups em animais de estimação

Atenção e cuidados frequentes são essenciais para uma boa saúde dos pets
Por Equipe Cães&Gatos
cachorro na médica
Por Equipe Cães&Gatos

É muito comum que ao longo da vida sejamos aconselhados a realizar check ups regulares para garantir que nossa saúde não esteja sob nenhum risco. Mas você sabia que também é recomendado realizar check up em animais com certa frequência?

Confira a seguir a importância de realizar um check up em animais de estimação, os principais procedimentos realizados durante um check up e quais doenças o check up pode ajudar a prevenir.  

O que significa fazer um Check Up? 

Check ups são visitas regulares ao médico-veterinário que visam prevenir o desenvolvimento de problemas de saúde no pet. Durante uma consulta de check up, o veterinário avaliará todo o funcionamento do organismo do animal em busca de possíveis alterações, além de garantir que a vacinação e a vermifugação do pet estejam em dia. 
 

Apesar do grande papel dos check ups na saúde dos animais de estimação, é importante que o tutor participe ativamente dos cuidados durante a rotina do pet (Foto: Reprodução)

Por que animais também devem realizar Check Ups? 

Infelizmente, por mais que o tutor conheça bem seu pet, muitas vezes o animal pode apresentar alterações que somente um Médico Veterinário conseguiria identificar.

Algumas doenças em animais podem apresentar sinais evidentes ao tutor somente em estágios já muito avançados, prejudicando a qualidade de vida do pet e a efetividade do tratamento. 

A Doença Renal Crônica, por exemplo, possui alta incidência nos pets e seus sinais iniciais podem ser silenciosos, sendo identificados por meio de exames laboratoriais veterinários.

Quando em estágios avançados, a Doença Renal Crônica pode levar o pet a óbito. No entanto, se diagnosticado precocemente, é possível controlar o avanço da doença e os sintomas. 

Esse diagnóstico precoce permite que o tratamento seja mais eficaz, controla os sintomas desagradáveis para o animal e garante uma vida mais longa e confortável ao pet. Além disso, previne a necessidade de futuros tratamentos mais agressivos e reduz a possibilidade do surgimento de sequelas. 

O check up periódico permite detectar as mínimas alterações que possam evoluir para problemas mais graves (Foto: Reprodução)

O que o Médico Veterinário avalia durante uma consulta de Check Up?  

Durante um check up, o médico-veterinário examinará todo o organismo do animal, avaliando desde seu histórico de saúde, até exames laboratoriais.

  • Histórico do animal: Durante o início de uma consulta de check up, é comum que o médico-veterinário pergunte sobre o histórico do pet e sobre seu comportamento. É importante informar ao médico-veterinário aspectos da rotina do pet, como mudanças comportamentais, frequência de micção, aspecto da urina e fezes, dieta oferecida e doenças anteriormente tratadas. 
  • Exame físico em animais: Durante a consulta, o Médico Veterinário irá avaliar diversos parâmetros do pet, como sua condição física, peso, hidratação, aparência dos dentes, língua e gengivas, possíveis alterações nos olhos, feridas na pele, respiração, batimentos cardíacos e temperatura corporal. 
  • Exames laboratoriais em animais: Os exames laboratoriais permitem que se observe o que se passa dentro do organismo do animal. Muitas alterações, invisíveis aos nossos olhos, podem afetar seriamente a saúde do pet. Dessa forma, a realização de exames como hemograma, função hepática e função renal é extremamente importante. Por isso, é comum que o veterinário colete amostras de sangue e urina durante uma consulta de check up. 
  • Exames de imagem: A realização de exames como raio-X e ultrassom para animais podem ser muito úteis para avaliar a saúde do organismo do pet. Por meio desses exames, é possível avaliar estruturas como ossos, articulações, pulmão, fígado, parede intestinal e coração. 
  • Vacinação e vermifugação: Durante o check up é comum que o tutor aproveite para atualizar a vacinação e vermifugação do pet. É importante que o tutor se atente a manter essas medidas preventivas em dia pois ajudam na prevenção de doenças extremamente graves como a raiva, cinomose e erliquiose.


Quais algumas das doenças que podem ser detectadas precocemente? 

Algumas doenças podem já estar acometendo o animal antes de apresentarem sintomas mais aparentes.

O check up periódico permite detectar as mínimas alterações que possam evoluir para problemas mais graves. Conheça algumas das doenças que podem ser detectadas e controladas precocemente com um check up: 

  • Doenças renais; 
  • Diabetes; 
  • Artrites e artoses; 
  • Displasia coxofemoral; 
  • Doenças cardíacas; 
  • Câncer;

Com qual frequência devo ir a uma Clínica Veterinária para realizar um check up? 

O check up garante que o filhote receba todas as vacinas necessárias para manter-se saudável (Foto: Reprodução)

É indicado que o check up seja realizado ao menos uma vez ao ano em animais adultos. No entanto, é importante ressaltar que a frequência recomendada para filhotes e idosos é maior. 

Check up em filhotes: Por conta de seu rápido desenvolvimento, recomenda-se que os filhotes visitem o médico-veterinário mensalmente para check ups durante os primeiros quatro meses de vida.

Além de garantir que o filhote receba todas as vacinas necessárias para manter-se saudável, realizar um check up durante essa fase da vida permite detectar precocemente doenças congênitas em pets que, após o maior desenvolvimento do animal, podem trazer grande desconforto e comprometer sua saúde. 

Check up em idosos: Recomenda-se que animais idosos visitem o veterinário a cada seis meses. Conforme o pet envelhece, as chances de desenvolver doenças degenerativas aumentam, sendo importante o acompanhamento veterinário para garantir o conforto do animal durante essa fase da vida.
 

Até o próxima consulta do meu pet, ao que devo me atentar?  

Apesar do grande papel dos check ups na saúde dos animais de estimação, é importante que o tutor participe ativamente dos cuidados durante a rotina do pet.

Evite que o animal tenha livre acesso à rua, sempre que possível, cheque a pele em busca de carrapatos, pulgas ou feridas, atente-se a mudanças comportamentais repentinas, mantenha a alimentação do pet balanceada e siga as orientações dadas pelo Médico Veterinário durante a consulta. 

Mantendo visitas regulares ao médico-veterinário e atentando-se aos cuidados em casa, é possível garantir ao pet uma vida longa e feliz.

Fonte: Veterinária da Vila, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.

LEIA TAMBÉM:
Conheça alguns cuidados importantes com o cão após a castração
Como proporcionar experiência agradável ao fazer carinho nos gatos?
Fêmeas pets precisam de cuidados especiais durante a gestação