in

Aves: saiba como lidar com a Síndrome de Arrancamento das Penas

Problema está ligado à falta de estímulo ambiental, isolamento social e desmame precoce

Sensíveis ao cativeiro, as aves podem apresentar Síndrome de Arrancamento das Penas (SAP). Mas o que seria esse problema?

De acordo com o artigo compartilhado na edição de abril da C&G VF, assinado pela graduanda do 5º semestre da FMVZ-USP e membro do GEAS-USP, Gabrielle Solano Donadon, automutilação, fobias, agressividade e comportamento estereotipado podem se fazer presentes se houver falta de estímulo ambiental, isolamento social e desmame precoce.

“A Síndrome de Arrancamento das Penas (SAP) ocorre em torno de 10% das aves mantidas em cativeiro, sendo frequentemente comparada ao Transtorno Obsessivo Compulsivo, em humanos, mas, nas aves, pode provocar ferimentos graves, além da hipotermia e imunossupressão em casos avançados. Aves com este distúrbio crônico podem causar lesões irreversíveis nos folículos das penas, depenando definitivamente regiões do corpo. Evidencia-se, então, a importância de se conhecer a SAP ao considerar a aquisição de uma ave para companhia”, explica o artigo.

Quer saber mais sobre o problema, como realizar o diagnóstico e iniciar o tratamento? Confira o artigo completo em Pet Silvestres. Clique aqui.

Redação C&G VF.

(Foto: C&G VF)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Filhotes

Médica-veterinária da Royal Canin Brasil fala sobre adaptação de filhotes

PremieRpet anuncia a Escola de Nutrição, curso on-line e gratuito destinado a veterinários