in

SAIBA COMO VETERINÁRIOS DEVEM CUIDAR DA SAÚDE MENTAL DURANTE PANDEMIA

Evitar excesso de informação e respeitar as horas de descanso são essenciais

Evitar excesso de informação e respeitar as horas de descanso são essenciais

Uma instituição de caridade britânica de saúde mental para o setor veterinário, a Vetlife, perante as medidas de distanciamento social implementadas pelo Governo, elaborou várias recomendações sobre o impacto na saúde mental para a profissão durante este período de pandemia da Covid-19. 

Uma das orientações e informações chave divulgadas é evitar sobrecarga de informação. Apesar de ser importante estar a par da situação, a Vetlife recomenda que as pessoas só procurem atualizações de informações em horários específicos do dia. Recomendando que vejam as notícias cerca de duas vezes por dia e a partir de uma fonte confiável, limitar a quantidade de informação a que se expõe pode ajudar a prevenir a ansiedade e angústia. O excesso de exposição às notícias pode aumentar a preocupação e pode privilegiar a disseminação de desinformação. 

O isolamento, o distanciamento social e as regras de quarentena limitam o contato físico com amigos e família durante este período. No entanto, a entidade afirma que é necessário manter uma relação mesmo a distância, principalmente para o bem-estar mental. A Vetlife sugere manter o contato social regular por meio das redes sociais, videochamadas ou telefone. 

Criar uma rotina também é um item mencionado por eles. Se o veterinário está em teletrabalho, pode sentir-se desorientado, principalmente se tem outras pessoas ao seu redor, como crianças. É necessário manter os horários habituais para facilitar a adaptação à mudança, como forma de manter alguma sensação de normalidade. Manter as rotinas de sono e de refeições pode ser fundamental. 

Mas, a principal dica é “tome conta de si”: o sono e o descanso são vitais para a saúde mental e, perante uma pressão crescente, são mais importantes do que nunca. Como profissionais de saúde, os veterinários podem dedicar-se a cuidar dos outros, esquecendo-se de cuidar de si. A Vetlife sugere que eles devem tirar algum tempo para descansar, dormir, ter refeições regulares e manter-se hidratado. Além disto, deve dar prioridade aos dias de descanso e às pausas sempre que possível. 

Fonte: Veterinária Atual, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

REPRODUÇÃO

EM PERÍODO DE ISOLAMENTO, TARTARUGAS NASCEM SEM INTERFERÊNCIA HUMANA

REPRODUÇÃO

GATOS TESTAM POSITIVO PARA O VÍRUS COVID-19, NA BÉLGICA E EM HONG KONG