Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Pets e Curiosidades

Saiba o que fazer se seu cão quebrar uma pata

Às vezes, acidentes acontecem e alguma fratura pode aparecer, por isso, é importante saber o que fazer caso seu cão se machuque
Por Equipe Cães&Gatos
cão pata quebrada
Por Equipe Cães&Gatos

Assim como nós, os animais podem sofrer fraturas de ossos devido a acidentes e até mesmo por deficiência nutricional. Animais mais ativos, principalmente os filhotes, costumam se machucar mais, pois são mais brincalhões e destemidos, pulando de camas, sofás e até mesmo de janelas! Mas nem sempre é fácil saber se o cachorro se fraturou, seja uma das patas ou qualquer outro osso do corpo.

E quando ocorre uma fratura na pata do cachorro, ele consegue se recuperar completamente, sem ficar com sequelas? O cachorro voltará a correr e brincar normalmente? Essas são dúvidas comuns dos tutores de animais que sofreram fraturas nas patas. Na maioria dos casos, os cães mantêm a funcionalidade do membro, mas necessitará de cuidados até o reparo total do osso.

A pata quebrada do cachorro volta ao normal?

Na maioria das vezes, a pata quebrada volta ao normal, desde que tenha recebido o tratamento adequado e a cicatrização tenha se dado sem complicações.

Como saber se a pata do cachorro está quebrada?

O sintoma mais comum de uma fratura no membro do cachorro é a perda de sua função, ou seja, o cachorro vai evitar o uso desse membro afetado. Ele pode claudicar, encostar de forma mais leve e cuidadosa o membro afetado no chão ou até mesmo deixá-lo encolhido, na intenção de poupá-lo ou mesmo evitar a dor.

No entanto, nem sempre será possível perceber que o cachorro quebrou a pata. Dependendo do tipo de fratura, ele pode ainda utilizar parcialmente seu membro, deixando o tutor na dúvida se o cachorro quebrou ou não a pata. Para ter certeza, deve-se levar o peludinho ao veterinário, que fará uma avaliação e solicitará exames como radiografia, tomografia e ultrassonografia.

O objetivo da cirurgia ortopédica é fazer com que o animal torne seu membro fraturado novamente funcional o mais breve possível (Foto: Reprodução)

O que fazer quando um cachorro quebra a pata?

Antes de saber o que fazer, vamos falar sobre o que não deve ser feito. Nunca tente colocar o osso no lugar! Isso vai causar muita dor ao animal e pode piorar a fratura, causando uma interrupção na irrigação do membro e até mesmo aumentando a lesão. Tente não encostar no membro afetado, apenas dê algum apoio para que o animal se sinta mais confortável.

Deixe o cachorro com a pata quebrada em uma posição confortável, evite manipular o membro ou colocar o animal para caminhar. Não faça talas e não utilize ataduras para imobilizar, pois isso pode resultar em uma cicatrização errada e a perda definitiva da função do membro. Leve o animal o mais rápido possível para a avaliação do veterinário, pois ele saberá a melhor forma de deixar o animal mais confortável e verificar se realmente ocorreu uma fratura. Algumas patas quebradas exigirão apenas a redução com posterior imobilização. No entanto, outros casos irão demandar cirurgias.

O sintoma mais comum de uma fratura no membro do cachorro é a perda de sua função, ou seja, o cachorro vai evitar o uso desse membro afetado (Foto: Reprodução)

Cachorro com pata quebrada precisa de fisioterapia?

A fisioterapia possui como finalidade diminuir as disfunções e promover analgesia, mantendo e promovendo a melhora da função e aptidão física, gerando bem-estar e qualidade de vida para os animais.

A reabilitação física é um processo que objetiva a recuperação, devolvendo a máxima forma ou função locomotora fisiológica, de modo a prevenir a incapacidade e atrofias após o animal ter uma lesão ou enfermidade. Como parte integrada desse processo, a fisioterapia se tornou a especialidade encarregada do tratamento de determinadas doenças, podendo ser aplicada como método conservador ou associada ao tratamento cirúrgico.

Nem todas as fraturas necessitarão de fisioterapia no pós-operatório. O objetivo da cirurgia ortopédica é fazer com que o animal torne seu membro fraturado novamente funcional o mais breve possível. Dessa forma, a fisioterapia será necessária, por exemplo, em casos em que, além da fratura, houve atrofia muscular, ruptura de tendões e ligamentos e quando o movimento não foi recuperado apenas com a cirurgia. Mas atenção! Somente o veterinário poderá dizer se a fisioterapia será necessária ou não. E ainda, somente o profissional habilitado poderá realizar os exercícios de fisioterapia nos animais que foram operados ou encaminhados para tal.

Fonte: Portal Perito Animal, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.

LEIA TAMBÉM:
Seu gato está mancando? Veja as possíveis causas
Saiba como identificar e prevenir doenças renais em pets
Conheça alguns cuidados importantes com o cão após a castração