As raças vetadas são: Buldogue inglês e Cavalier King Charles Spaniel
A fim de evitar o sofrimento de duas raças de cães braquicefálicos, a Noruega decidiu proibir a criação de Buldogue inglês e Cavalier King Charles Spaniel. A decisão foi pensada em reduzir os sofrimentos desses animais.
De acordo com o as informações divulgadas no portal do G1, em um julgamento de grande repercussão no país, o tribunal de Oslo proibiu a criação dos pet, por vivenciarem sofrimentos incompatíveis com a lei de proteção dos animais.
Segundo as autoridades europeias, as duas raças desenvolveram doenças hereditárias em quase todos os indivíduos, ou na totalidade. A presidente da Sociedade Protetora dos Animais norueguesa, Åshild Roaldset, reforça dizendo: “Muitas raças reprodutoras são endogâmicas (casamentos consanguíneos) e carregam muitas enfermidades”.
Esses animais costumam desenvolver dificuldades respiratórias, por causa de seus focinhos achatados, bem como, problemas dermatológicos, reprodutivos e ortopédicos. Além disso, as dificuldades na hora dos filhotes nascer causam muito sofrimento à fêmea. Com isso, mais da metade desses cães nascidos na última década no País é fruto de cesária.
“A incapacidade genética da raça para parir naturalmente é uma das razões pelas quais o buldogue não pode mais ser usado para reprodução”, consideraram os juízes de Oslo.

Fonte: G1, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
Pequenas mudanças na rotina dos gatos devem ser consideradas sinais de alerta
Especialista em marketing reforça a ideia de inclusão de pets com deficiência no meio publicitário
Pesquisadores interessados já podem se inscrever no 8° Prêmio de Pesquisa PremieRpet