in

SENSIBILIDADE DIGESTIVA DOS FELINOS: A IMPORTÂNCIA DE UMA ALIMENTAÇÃO ADEQUADA

Alimentos com formulação precisa são importantes fatores que influenciam a função gastrintestinal

Msc MV Luciana Peruca

Coordenadora de Comunicação Científica

Royal Canin BrasilMedicaVeterinaria_LucianaPeruca

Profissional garante que croquetes em formato de anel e com densidade adequada diminuem a velocidade de ingestão (Foto: divulgação)

A sensibilidade do estômago e do trato digestivo pode ser a origem da produção de grandes quantidades de fezes de má qualidade, que é um indicador de problemas de digestão. Além disso, a ingestão muito rápida de alimentos, sem mastigação suficiente, pode provocar regurgitação em gatos.

Alimentos com uma formulação precisa, com alta digestibilidade, com ideal formato do croquete, além do oferecimento de uma quantidade correta de alimento e frequência de alimentação, são importantes fatores que influenciam a função gastrintestinal e favorecem a fácil ingestão e a mastigação e ingestão mais lenta.

Fácil digestão: proteínas altamente digestíveis, mistura de prebióticos (FOS) e fibras dietéticas (como as cascas de sementes de psyllium) garantem uma alta digestibilidade (aproveitamento de nutrientes), favorecendo, também, o equilíbrio da flora intestinal e a regulação do trânsito intestinal.

Estudos revelam que o consumo de um alimento com estas características, durante dez dias, é capaz de reduzir 49% o volume das fezes se comparado a outro alimento com diferente formulação.

Mastigação e a ingestão mais lenta: croquetes em formato de anel e com densidade adequada diminuem a velocidade de ingestão e estimulam a mastigação do alimento, contribuindo para a máxima digestão e absorção dos nutrientes.

Estudos revelam, ainda, que o consumo de um alimento com croquete neste formato é capaz de reduzir em 20% a velocidade de ingestão quando comparado a um croquete convencional (arredondado), diminuindo assim a possibilidade de regurgitação.

Para a qualidade de vida e bem-estar do gato é importante que o tutor esteja atento aos sinais relacionados às sensibilidades digestivas, os quais podem ser facilmente administrados e controlados com uma alimentação adequada, que contribuirá com a saúde do animal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

IMPORTÂNCIA DE MÉDICOS-VETERINÁRIOS E ZOOTECNISTAS NA SAÚDE ÚNICA É ACENTUADA EM DECLARAÇÃO DE CUIABÁ

COMUM NA MEDICINA VETERINÁRIA, MUTAÇÕES GENÉTICAS TAMBÉM MOSTRAM O “LADO B” NA VIDA DOS PETS