Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Inovação e Mercado

Sindan lidera iniciativa pioneira de logística reversa de medicamentos veterinários

Por Equipe Cães&Gatos
medicamentos
Por Equipe Cães&Gatos

O Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan) realizou, no 30 de outubro, em parceria com a Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais (ALANAC), o Fórum de Logística Reversa de Medicamentos de Uso veterinário, evento on-line que teve como objetivo apresentar uma iniciativa pioneira que garantirá um ciclo de produção mais sustentável por meio do recolhimento de medicamentos veterinários vencidos ou em desuso e o descarte adequada desses produtos. 

O programa já está em operação em 20 municípios no Paraná, com 123 pontos de coleta em cidades como Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, São José dos Pinhais. A meta é alcançar 92 municípios, até 2025.  

“Entendemos a realização do Fórum como um marco na inclusão do tema em discussões necessárias para o segmento e reafirmamos nosso papel de responsabilidade em relação ao manejo ambiental das embalagens de medicamentos veterinários. Faz parte do nosso compromisso atuar sempre em prol da sustentabilidade da cadeia produtiva. Por meio das ações viabilizadas pela Logística Reversa, o Sindicato contribui para que as indústrias associadas possam avançar em termos de responsabilidade com as questões ambientais”, afirma o diretor Jurídico do Sindan e um dos moderadores do evento, Edwal Casoni. 

Para funcionar, essa iniciativa conta com a adesão dos principais agentes na distribuição de medicamentos de uso veterinário como apoiadores da causa (Foto: reprodução)

Sempre comprometido com as políticas em prol do crescimento sustentável do setor de saúde animal, o Sindan já havia aderido ao Sistema de Logística Reversa de Embalagens em Geral, processo que demanda a comprovação de dados e metas pelos fabricantes por meio da aquisição de Certificados de Reciclagem (CRE), emitidos com base na comprovação da comercialização dos materiais recicláveis.  

Representando o pioneirismo na concretização da iniciativa no Brasil, o Paraná recebeu, até o momento, 53 planos de empresas e entidades gestoras. A meta, no entanto, é atrair cada vez mais o engajamento de todos os elos da cadeia que integram o segmento, principalmente de distribuidores de grandes pontos de venda, como os pet shops, e, também, de clínicas veterinárias.  

“Para funcionar, essa iniciativa tem como princípio a responsabilidade compartilhada, ou seja, a adesão dos principais agentes na distribuição de medicamentos de uso veterinário como apoiadores da causa, que sejam financiadores ativos com a oferta de pontos de coleta para levar a Logística Reversa a cada vez mais lugares e pessoas”, diz Casoni.  

Entre os palestrantes, o  coordenador da Comissão Ambiental do Sindan, Fábio Feitosa, abordou a importância da indústria, varejo e dos distribuidores de medicamentos de uso veterinário no implemento de ações que promovam o projeto de forma setorial, despertando em todos os participantes a conscientização do problema e de suas possíveis soluções. Como representante da indústria, Feitosa também destacou a necessidade de entender o que é tecnicamente aplicável e economicamente sustentável neste processo de descarte e que a logística reversa depende de uma cadeia de agentes que atendam aos requisitos da lei para se tornar efetivamente viável.  

“Abrimos um precedente no Paraná com estas ações e o sucesso das implementações no estado está diretamente relacionado com a maturidade da gestão em todos os âmbitos, uma vez que se trata de uma responsabilidade compartilhada, que deve alcançar comerciantes, fabricantes, consumidores e todos os demais participantes da sociedade”, conclui Feitosa.

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Veterinária explica o que os gatos buscam com a “bagunça” durante a madrugada

Com previsão de alta de 20% nas exportações em 2022, evento discute setor pet brasileiro

Em expansão, grupo Pet Care inaugura novas instalações do Hospital Veterinário Animália

NewsLetter

Cadastre-se agora e receba nossos boletins e atualizações em seu email. 

Integração
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!