Até o dia 30 de março, o Sistema Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária (Sistema CFMV/CRMVs) está aceitando indicações de médicos-veterinários militares para concorrerem à Comenda Muniz de Aragão. Essa honraria é concedida a profissionais que tenham oferecido serviços de destaque à Medicina Veterinária Militar Brasileira, contribuindo significativamente para o seu fortalecimento.
As indicações podem ser encaminhadas ao conselho regional até a data estipulada, juntamente com um memorial ou currículo profissional e documentos que comprovem o merecimento. São elegíveis os profissionais das Forças Armadas (Marinha, Exército ou Aeronáutica) ou das Polícias Militares dos estados e do Distrito Federal.
Os indicados serão avaliados por uma comissão composta por três conselheiros federais, cujo relatório será encaminhado para apreciação e decisão do plenário do CFMV, conforme estatuto disposto na Resolução CFMV nº 1.291, de 24 de setembro de 2019 e alterado pela Resolução CFMV nº 1.386, de 16 de março de 2021.
Comenda Muniz de Aragão
O nome da comenda é uma homenagem ao tenente-coronel médico do Exército Brasileiro, João Muniz Barreto de Aragão (1874-1922). Ele desenvolveu trabalho relevante no combate a zoonoses, em especial, ao mormo, além de ter criado e dirigido o Serviço de Defesa Sanitária Animal, embrião que viria a ser o Serviço de Inspeção Federal do Ministério da Agricultura. Muniz de Aragão, patrono da Medicina Veterinária Militar, empenhou-se pela estruturação do ensino da Medicina Veterinária no Brasil e foi diretor da Escola de Veterinária do Exército.
A premiação ocorre anualmente, no dia 17 de junho, data de nascimento do tenente-coronel que dá nome à comenda.
Saiba mais sobre a premiação aqui.
Fonte: CFMV, adaptado pela equipe Cães e Gatos.
LEIA TAMBÉM:
Veterinária destaca a importância da vermifugação para a saúde dos pets
Comportamentalista animal mostra como ter uma boa convivência com o pet
Veterinária alerta sobre os riscos por com o calor extremo aos pets