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Marketing e Produtos

SPECIAL DOG LANÇA NOVA UNIDADE FABRIL FOCADA EM ALIMENTOS ÚMIDOS

SPECIAL DOG LANÇA NOVA UNIDADE FABRIL FOCADA EM ALIMENTOS ÚMIDOS Saúde e longevidade aos pets é a perspectiva sobre os novos produtos
Por Equipe Cães&Gatos
Por Equipe Cães&Gatos

Saúde e longevidade aos pets é a perspectiva sobre os novos produtos

Cláudia Guimarães, da redação

claudia@ciasullieditores.com.br

Uma empresa familiar administrada por três irmãos (Natale, Antonio e Carlos) surge em 1967 no segmento do café e, em meados dos anos 70, inicia o trabalho com o quebrado de arroz (matéria-prima para cervejarias). No entanto, obstáculos surgem no meio do caminho e o negócio é paralisado. Eis que a segunda geração da família Manfrim, que já atuava nas atividades anteriores da empresa, enxerga, no ano de 2001, novas oportunidades de mercado: a produção de alimentos para animais de companhia. Se você imaginou que eu estava narrando a história da Special Dog, acertou!

O diretor Administrativo e um dos fundadores da empresa, Erik Manfrim, relata que, em 2005, a companhia atingiu 500 toneladas de alimento mensais, com o auxílio de 92 colaboradores; em 2010, 4.500 com 570 colaboradores. “Hoje, produzimos cerca de 15 mil toneladas ao mês e temos 988 colaboradores”, compara.

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Foram investidos cerca de R$ 80 milhões nesta fábricapara a produção de alimentos úmidos (Foto: divulgação)

Com as conquistas do passar dos anos, a empresa conseguiu formar quatro fábricas de alimentos Dry (secos), um centro de pesquisa e a fábrica de alimentos Wet (úmidos), recém-inaugurada. “Temos 45 mil metros de área construída, por isso, destacamos nossa evolução, pois, em 2001, tínhamos um único produto, que fechava em uma média de 90 toneladas. Sempre falo que, no primeiro mês da Special Dog, vendemos 29 toneladas, mas 14 delas foram distribuídas como amostra grátis”, se diverte. Hoje, a linha de produtos da companhia é composta por alimentos premium, snacks para cães e uma linha super premium, a Prime, para cães e gatos. “Também temos a linha Snoopy e Garfield para atender o canal não especializado”, adiciona.

Investimentos. O engenheiro Químico responsável pela gestão da fábrica Wet, Octávio Soberon, revela que foram investidos cerca de R$ 80 milhões para a produção de alimentos úmidos neste local. “Quando começamos a pensar na fábrica, tivemos que refletir sobre coisas importantes, como: quais os tipos de produtos que gostaríamos de produzir e a capacidade de produção. A construção levou, mais ou menos, um ano, mas nos dedicamos o dobro desse tempo, com vários profissionais da engenharia para realizar o projeto”, relembra.

Como se trata de uma fábrica de alimentos úmidos, 70% da matéria-prima são carne e derivados. Isso significa que, diariamente, os colaboradores realizam uma lavagem completa na fábrica para que, todos os lugares em que passam a matéria-prima sejam, devidamente, higienizados, como exposto por Soberon. “Temos as melhores tecnologias disponíveis no mercado dentro dessa fábrica. São, basicamente, alguns pilares e conceitos que trouxemos desde o planejamento do projeto. Temos a unidade dividida em três grandes áreas: uma de processo, outra de preparo, onde fica o recebimento das matérias-primas, e uma área de mistura”, explica.

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No total, a Special Dog produz cerca de 15 mil toneladasde alimentos ao mês e conta com 988 colaboradores(Foto: divulgação)

O engenheiro revela que essa nova fábrica possui padrão de qualidade equivalente à indústria alimentícia humana: maquinário com tecnologia de ponta, controle de ventilação, sistema de pressão positiva (que evita que poeira e insetos adentrem à fábrica), áreas climatizadas para o bem-estar dos colaboradores, câmaras frias (18°) e congeladores (-2°) para armazenamento das carnes, painéis isotérmicos com folhas de aço, paredes lisas de fácil higienização e piso técnico (de poliometano) resistente e com design clean.

Já em relação à equipe da linha produtiva, Soberon afirma que ela é composta por profissionais experientes em alimentação úmida humana, selecionados com bastante critério. “Não foi tarefa fácil encontrar profissionais qualificados e com a experiência necessária para a função, mas fizemos questão de montar um time que nos ajudasse a manter nosso padrão de excelência e consistência na qualidade do que é entregue ao consumidor”, compartilha.  

Nova aposta. “Foi um grande desafio para a gente desenvolver essa linha. Foi uma nova expertise”, atesta a coordenadora do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Special Dog, Mariana Monti, que trabalha com nutrição desde sua Iniciação Científica, em 2008. “Mas, em todo esse caminho, foi possível perceber uma carência de informação tanto nos artigos publicados, quanto nas dosagens de aditivos. Não existe um manual ou um curso que vai te dar o conhecimento de como formular e pensar nos alimentos úmidos”, comenta.

Mariana conta que o objetivo era ter uma linha de 30 produtos, mas que estes fossem produtos customizados. E o que é isso? “Se estamos falando em alimento sênior, vamos fazer um produto úmido sênior que traga funcionalidade para este animal e, também, inovações. Para esse grande desafio, contamos com grandes parcerias, como a do professor da Unesp Jaboticabal, Aulus Carciofi. Todo o nosso time de desenvolvimento fez pós-graduação lá e, por isso, é ainda mais especial essa união, que já existe há mais de dois anos, com o Aulus, tanto na parte de alimentos secos como em úmidos”, declara.

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Os novos produtos da empresa foram divididos em seis linhas,para atender a todas as fases dos animais (Foto: divulgação)

Da fábrica para a casa. Ao formular uma linha, na visão de Mariana, é essencial pensar além do lado técnico, buscando entender a relação homem-animal. “Os animais, no passado, eram agregados de fundo de quintal e, nos últimos 10 anos, percebemos que esse relacionamento mudou bastante. Isso porque os pets são membros da família, estão nas nossas casas e, em muitos casos, são considerados filhos. Por isso, temos que pensar: como podemos ajudar?”, argumenta.

Em sua visão, a melhor forma de oferecer ajuda é fornecendo saúde e longevidade a partir da nutrição. “O que nós queremos é buscar o melhor que temos nos guias mais atualizados para a nossa família referente à nutrição. O mesmo se aplica aos animais, para que eles possam viver o máximo de tempo possível ao nosso lado”, observa. Mas, como traduzir essas necessidades no momento da produção? “Por exemplo, por meio da yucca, fazemos com que os animais produzam fezes com odores reduzidos; a partir dos ômegas e outros ingredientes de última geração, proporcionamos melhorias na saúde”, assegura.

Entre as principais inovações da formulação, como descrito por Mariana, estão a inclusão de leveduras hidrolisadas, responsáveis, entre outros benefícios, por melhorar a imunidade do animal e a palatabilidade do produto. “Além disso, temos a adição de glicinatos, minerais quelatados que evitam a oxidação dos demais ingredientes do produto e não sofrem competição no intestino com outros minerais, fazendo com que os animais absorvam todos os nutrientes do alimento”, discorre.

Os produtos foram divididos em seis linhas: Special Dog Sachê e Special Dog Patê (para cães adultos, adultos de raças pequenas e idosos, nos sabores carne e frango), Special Cat Sachê e Special Cat Patê (para gatos adultos, filhotes e castrados nos sabores carne, frango e peixe), Snoopy Sachê (para cães adultos, adultos de raças pequenas e filhotes no sabor carne) e Garfield Sachê (para gatos adultos, filhotes e castrados no sabor carne).

Erik Manfrim (Foto: divulgação)

Octávio Soberon (Foto: divulgação)