Com o fim do inverno e a chegada da primavera, em setembro, o clima ficará ainda mais propício para o aumento das atividades de cães e gato com seus tutores. “Entretanto, ter animais bem nutridos é essencial para que essa rotina de atividades não se torne um problema. Afinal, a suplementação alimentar, tão importante para humanos, também é necessária aos pets”, assinala o médico-veterinário e gerente técnico e de marketing para animais de companhia da Vetoquinol Saúde Animal, Jaime Dias.
“Uma alimentação não balanceada, com ausência de aminoácidos essenciais – que não são produzidos pelo organismo – prejudica a saúde e a longevidade dos pets, pois impacta diretamente na gestação e na lactação das fêmeas, no crescimento dos filhotes, além de reduzir a manutenção da saúde de cães e gatos”, afirma o médico-veterinário.
A presença de aminoácidos essenciais em quantidade ideal na alimentação é muito importante em períodos como o de gestação e lactação, auxiliando para o desenvolvimento saudável do filhote, desde a vida intrauterina, até seu desmame, contribuindo com sua saúde e crescimento. Além disso eles são essenciais na manutenção da saúde de gatas e cadelas que, nesse momento, têm uma exigência nutricional aumentada.
“A metionina é um bom exemplo de aminoácido essencial que está diretamente ligado ao desenvolvimento de filhotes, formação de leite, desenvolvimento de massa muscular, assim como no metabolismo e à absorção de minerais importantes oferecidos na alimentação, como zinco e selênio”, destaca a médica-veterinária e gerente da unidade de negócios de animais de companhia da Vetoquinol, Yolanda Antunes.
A metionina também está envolvida na produção de enzimas e hormônios, fundamentais para a manutenção da vida. ”Para os filhotes, esse aminoácido é fundamental também no desenvolvimento, fazendo com que esse período tão importante da vida aconteça de forma saudável, evitando possíveis problemas no futuro”, complementa Yolanda.
O aminoácido essencial é a base da composição de Flowcare, suplemento alimentar produzido pela Vetoquinol. Em forma de gel palatável, ele é administrado diretamente na boca dos pets ou misturado a alimentos e água, sem restrição quanto a idade e raça. O fato de ser palatável facilita a administração evitando o estresse causado por produto não palatáveis.
Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
Setembro Amarelo: Medicina Veterinária é a profissão com maior taxa de suicídio
Veterinária nutróloga comenta casos de intoxicação de cães após consumirem petiscos
Médica-veterinária do Zoo de São Paulo fala sobre o dia a dia do trabalho com animais selvagens