A telemedicina veterinária é um tema que já há algum tempo está sendo debatido no mundo todo. Mesmo com ressalvas e diversos aspectos que ainda precisam ser considerados, essa prática está, aos poucos, se consolidando como uma das maiores inovações no setor da saúde animal.
Um relatório divulgado pela Veterinary Virtual Care Association (VVCA), que analisou mais de dois milhões de dados clínicos e mais de 500 mil interações digitais em 2024, mostrou que o emprego da telemedicina veterinária está em franca expansão em diversos países, como os Estados Unidos, Canadá e Reino Unido.
Esses dados sugerem que a modalidade de atendimento está transformando a maneira como os serviços veterinários são prestados e consegue promover acessibilidade, eficiência e inovação.
Por outro lado, os dados mostram que ainda existe um ceticismo dentro da profissão veterinária, principalmente pela ausência de formação estruturada e de diretrizes regulamentares claras para a telemedicina.
Com relação a causuística, de acordo com a análise, mais de 50% das consultas realizadas no formato de telemedicina foram motivadas por sintomas novos ao invés de doenças crônicas. Dentre os problemas reportados com maior frequência estavam as alterações gastrointestinais (mais comuns em todos os países analisados), dermatológicas, musculares, urinárias e respiratórias.
Vantagens da telemedicina veterinária
Dentre os benefício da telemedicina citados pela instituição estão a redução de barreiras geográficas, econômicas e logísticas, pois a prática permite que tutores de animais em áreas afastadas ou com mobilidade reduzida possam ter acesso a consultas, diagnósticos e orientação profissional para os seus pets sem sair de casa.
Por outro lado, foi destacado que a telemedicina veterinária não substitui a prática clínica tradicional, sendo indicada apenas como um complemento.
Fonte: Veterinária Atual, adaptado pela equipe Cães e Gatos.
FAQ
Em quais países a telemedicina veterinária está mais disseminada?
Segundo o levantamento, a telemedicina veterinária está tendo maior adesão em países como Estados Unidos, Canadá e Reino Unido.
Quais são as vantagens da telemedicina veterinária?
Com a telemedicina veterinária é possível ter acesso a especialistas e atendimento veterinário sem que o tutor precise se deslocar ao consultório, reduzindo as barreiras geográficas e logísticas.
Quais as principais queixas reportadas nas consultas via telemedicina?
Grande parte das enfermidades abordadas durante as consultas via telemedicina são gastrointestinais – mais comum -, dermatológicas, musculares, urinárias e respiratórias.
LEIA TAMBÉM:
No Reino Unido, 1 em cada 5 veterinários utiliza Inteligência Artificial no trabalho
Portugal regulamenta telemedicina veterinária na Europa
Veterinária cita os problemas mais comuns que surgem em uma teleconsulta com pets