in

TER UM PET AUXILIA EVOLUÇÃO COGNITIVA E EMOCIONAL DAS CRIANÇAS

Especialista da MSD Saúde Animal explica como estimular relação

Especialista da MSD Saúde Animal explica como estimular relação

O contato com um pet oferece muitos benefícios para o desenvolvimento infantil, onde vários estudos apontam que a relação tende a ser extremamente positiva para a evolução cognitiva, emocional, social e até para a saúde das crianças. Isso ocorre porque os pets estimulam os pequenos a criarem noção de responsabilidade e a desenvolverem habilidades importantes para amadurecimento.

Com isso, para firmar os benefícios dessa relação ao introduzir o pet no âmbito familiar, o médico-veterinário e gerente técnico pet da MSD Saúde Animal, Marcio Barboza, salienta questões importantes.

De acordo com ele, é normal que a criança queira ficar mais próxima do animal quando ele chega em casa, mas os responsáveis devem ficar atentos à forma como essa relação se desenvolve, especialmente quando se trata de animais mais velhos, que podem eventualmente se assustar e ter alguma reação mais agressiva. “Não há problemas em a criança assumir algumas responsabilidades ligadas ao animal, como o fornecimento de alimentação ou a limpeza do espaço, desde que seja supervisionada por um adulto, que se certifique de que o espaço e as necessidades do pet estão sendo respeitados”, orienta.

É reforçado pelo especialista, que a saúde do animal, seja cachorro ou gato, esteja em dia, como vacinação, vermifugação e proteção contra parasitas externos, o que garante a saúde do pet e evita problemas para os tutores também, já que algumas doenças são transmitidas por parasitas e humanos também podem ser infectados.

Para preparar a criança com a chegada do animal, é indicado incluí-la na escolha do pet, na organização espaço e explicar as noções de espaço que os animais precisam. Vale lembrar que é preciso ser  avaliado alguns fatores para evitar possíveis problemas, como se a criança tem alergia a pelos e a escolha do animal que melhor se adequa à família.

Fonte: A.I, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ESPECIALISTA ALERTA SOBRE ALIMENTAÇÃO INADEQUADA E OBESIDADE EM PETS

SPECIAL DOG LANÇA NOVA UNIDADE FABRIL FOCADA EM ALIMENTOS ÚMIDOS