in

TRATO URINÁRIO: VETERINÁRIOS ALERTAM SOBRE MITOS E VERDADES

Segundo profissionais, é comum que tutores cheguem aos consultórios com dúvidas retiradas do Google

Atualmente estar conectado à internet é o mesmo que possuir uma infinita fonte de literatura que pode ser acessada em apenas alguns clicks, seja por computadores ou smatphones. No entanto, quando a busca por informações está relacionada à saúde animal, os médicos-veterinários devem ficar atentos ao que os tutores podem estar pesquisando e até mesmo autodiagnosticando seus pets, como comumente ocorre em casos referentes às doenças do trato urinário.

Com sinais como xixi fora do lugar, dificuldade de urinar e coloração diferente na urina, tem se tornado comum que os cuidadores de cães e gatos deem uma “googlada” – termo utilizado quando pesquisamos algo dentro do navegador – chegando aos consultórios em busca por afirmações daquilo que foi lido  (quando conscientes perante a saúde dos pets).

Com isso, a edição de março da revista C&G VF conversou com os médicos-veterinários Luciano Giovaninni e Leandro Crivellenti, onde ambos analisaram o que é verdade ou mentira no que está relacionado ao tema e que se encontra na internet.

Entre as afirmações que podem ser encontradas em inúmeros portais e afins, muitas vezes em meios difusores de informações sem credibilidade ou fontes adequadas, os veterinários explicam que é mentira que gatos são mais suscetíveis a desenvolver problemas urinários, assim como é mito que castrar um animal idoso faz com que ele adquira uma infecção urinária.

No entanto, nas informações que se encontram corretas, rações secas realmente podem causar problemas urinários e a cor da urina também é um indicador de problemas. Na matéria, os profissionais também falam sobre os exames de rotina, castração, mortalidade, entre outras dúvidas frequentes dos tutores.

Para saber mais, leia a reportagem completa na edição de março da C&G VF. Acesse aqui

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CÃES E GATOS SÃO ACOMETIDOS POR OUTRA ESPÉCIE DE CORONAVÍRUS

DOENÇA RENAL CRÔNICA PODE SURGIR COM O ENVELHECIMENTO DO PET