Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Pets e Curiosidades

Troca de pelos e problemas de pele são desafios da primavera

Aumento da temperatura e da umidade impactam estado da pelagem
Por Equipe Cães&Gatos
Fluffy pomeranian dog on wooden floor portrait
Por Equipe Cães&Gatos

A primavera é uma estação onde acontece uma série de transformações que afetam não apenas a fauna e a flora, mas também a saúde e o aspecto da pele dos cães e gatos. Médica-veterinária e analista Técnica de marketing da Pearson Saúde Animal, Suzana Melo explica que essas mudanças ocorrem devido a diversos fatores, como o aumento da temperatura e da umidade.

Esses aspectos podem impactar significativamente o estado da pelagem do animal, principalmente, nos cães das raças que possuem pelos curtos, como pug, dachshund, pinscher, wippet, beagle, labrador e aqueles que possuem dupla pelagem, como husky siberiano, collie, samoieda, pastor alemão, chow chow e akita. Nos gatos a troca é menos perceptível, ocorrendo duas vezes ao ano, na primavera e no outono.

Fluffy, red cat resting in bright sunlight
Troca de pelos nos gatos é menos frequente do que em cães, mas ainda assim exige atenção do tutor (Foto: reprodução)

A principal influência da primavera na pelagem dos pets está relacionada ao ciclo de crescimento e queda. Com o aumento da temperatura e da luminosidade, os animais tendem a perder parte de sua pelagem de inverno para se adaptarem às condições mais quentes, porém, apesar de ser natural, pode evidenciar algumas condições dermatológicas que merecem atenção.

“O clima mais úmido da primavera pode propiciar o crescimento de fungos e bactérias na pele do animal, levando a problemas dermatológicos, como coceira, descamação e irritação cutânea. Existem maneiras para amenizar esses efeitos que podem ser colocadas em prática em casa, como banhos regulares, escovação adequada e uma dieta balanceada”, finaliza Suzana.

Fonte: Correio do Estado, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Descanso de médicos-veterinários é tema de projeto de lei

Conheça as 10 raças de cães que vivem mais

Austrália: Caça aos gatos é a melhor medida de controle populacional?

NewsLetter

Cadastre-se agora e receba nossos boletins e atualizações em seu email. 

Integração
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!