Ter um animal de estimação requer muitos cuidados dos tutores. Para ajuda-los a compreender melhor as atenções básicas para o bem-estar do animal, existem 10 mandamentos da saúde animal que todos os médicos-veterinários gostariam de ver postos em prática.
O primeiro deles lembra que, antes de adotar, as pessoas devem se informar sobre as características do animal. A idade, o porte, capacidades físicas e necessidades nutricionais e de exercício devem ser levadas em consideração.
Alimentação é apontada como principal o segredopara uma saúde de ferro (Foto: reprodução)
A vacinação dos animais é um dos deveres de todos os tutores. Ela protege os pets de doenças perigosas para eles e, também, aos seres humanos.
A desparasitação é uma medida preventiva muito importante na vida dos animais, pois é responsável pela manutenção de sua saúde.
Brincadeiras e exercícios também devem ser prioridades, já que todos os animais, independentemente da raça ou porte precisam e gostam de brincar com seus proprietários.
Outro fator de suma importância é a esterilização. O veterinário é quem melhor pode esclarecer o tutor sobre as vantagens da castração e, caso ele adote ou já tenha um animal castrado, o profissional pode aconselhar sobre as necessidades nutricionais, que se modificam após o procedimento. Para isso, entra o sexto mandamento: visita regular ao veterinário. Os proprietários não devem esperar que seu animal fique doente para ir à clínica. É preciso fazer check-ups regulares.
A saúde psicológica também não deve ser ignorada. Cães e gatos podem sofrer de doenças psicológicas. A ansiedade de separação ou a depressão são duas enfermidades que podem afetar os animais de companhia.
A lista ainda engloba a alimentação, sendo apontada como o segredo para uma saúde de ferro, a segurança, seja em casa, em um passeio ou viagem e, por fim, treino e educação sempre que possível, importantes ferramentas, em particular, no caso dos cães.
Fonte: Veterinária Atual, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.