Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Marketing e Produtos

Uma década de excelência científica

Prêmio de Pesquisa PremieRpet faz parte do calendário veterinário há dez anos
Por Equipe Cães&Gatos
foto-premio
Por Equipe Cães&Gatos

Sthefany Lara, da redação 

sthefany@dc7comunica.com.br

Há dez anos, nascia uma iniciativa destinada a reconhecer e incentivar o avanço da pesquisa em diversas áreas do conhecimento: o Prêmio de Pesquisa PremieRpet. Desde sua concepção, o prêmio tem desempenhado um papel crucial na promoção da inovação e na honra aos esforços de pesquisadores dedicados ao redor do mundo.

A médica-veterinária, supervisora de Capacitação Técnico-Científica e Técnico-Comercial da PremieRpet, Marina Macruz, explica que o objetivo do Prêmio é fomentar a inovação e renovação do conhecimento com o foco de impulsionar o crescimento da produção científica e promover o estreitamento do vínculo entre as áreas acadêmica, clínica e a indústria. “O Prêmio tem contribuído, nos últimos anos, para ampliar a representatividade do Brasil no cenário internacional quanto aos avanços na área de nutrição de cães e gatos”, conta.

Diversos trabalhos foram premiados nas edições anteriores e muitos deles contou com a coordenação de Márcio Antonio Brunetto (Foto: divulgação)

Segundo ela, neste ano, serão aceitos relatos científicos, revisões bibliográficas ou relatos de casos com o tema Nutrição de Cães e Gatos. “A participação é aberta para profissionais e alunos de graduação e pós-graduação em Medicina Veterinária e Zootecnia. O orientador deverá, necessariamente, ser um profissional com formação em ciências animais”, detalha.

Marina comenta, também, que todos os trabalhos serão avaliados por uma comissão julgadora composta por profissionais do Centro de Desenvolvimento Nutricional da PremieRpet, pela Drª. Luciana Domingues, médica-veterinária, mestra e doutora em nutrição de cães e gatos pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp, e pela Dra. Cecília Villaverde Haro, membro da European Society of Veterinary and Comparative Nutrition. “A avaliação acontece por meio do sistema blind review, dessa forma, fica garantido que os trabalhos não terão seus autores conhecidos em nenhuma fase da avaliação. Todos os trabalhos serão julgados conforme a qualidade técnica, redação e referências, resumo e relevância do trabalho”, diz.

Impacto na comunidade acadêmica

Em uma década, o Prêmio de Pesquisa PremieRpet deixou sua marca na agenda científica da Medicina Veterinária. De acordo com Marina, a premiação proporciona incentivo e reconhecimento aos pesquisadores que se dedicam à nutrição de cães e gatos, fomentando, ano após ano, o desenvolvimento do setor. “Todos os anos, conta com a participação de grandes referências da área, abre caminhos para pesquisadores publicarem seus estudos científicos e para que grandes nomes surjam no cenário da pesquisa em nutrição de cães e gatos no Brasil” explica.

Foram mais de 200 trabalhos enviados neste período, segundo Marina,  proporcionando o aprimoramento dos conhecimentos de nutrição pet no Brasil. “Além disso, os trabalhos vencedores são divulgados e distribuídos para a comunidade veterinária nacional, evidenciando novos pesquisadores e fazendo com que os clínicos conheçam a nova geração e o que tem de mais novo em nutrição de cães e gatos”.

Todos os trabalhos são avaliados por uma comissão julgadora composta por profissionais do Centro de Desenvolvimento Nutricional da PremieRpet (Foto: divulgação)

Novidade na edição 

Marina Macruz conta que, para comemorar o marco de dez anos do Prêmio de Pesquisa, a organização trouxe como novidade a divisão em categorias: melhor relato de caso e melhor revisão bibliográfica ou relato científico sobre nutrição de cães e gatos, além de premiação ao orientador que obtiver maior número de trabalhos classificados. “Com a divisão de categorias, conseguimos atrair tanto clínicos como nutrólogos e contribuir, ainda mais, para a evolução da pesquisa nessas áreas”. 

As inscrições e premiações

A participação é aberta para profissionais e alunos de graduação e pós-graduação em Medicina Veterinária e Zootecnia, que podem se inscrever até 8 de março de 2024, sob orientação de um profissional da área de ciências animais.

Os trabalhos serão premiados conforme abaixo:

· Vencedor da categoria Relato Científico ou Revisão Bibliográfica: autor será contemplado com uma viagem para participar do ESVCN 2024, na Irlanda do Norte.

· Vencedor da categoria Relato de Caso: autor será contemplado com uma viagem para participar do ACVIM 2024, nos EUA.

· Orientador com maior número de trabalhos classificados: incentivo financeiro para publicação de artigo em periódico.

“Temos muito orgulho em satisfação de realizar este prêmio que completa uma década de existência. São dez anos fomentando a pesquisa e a geração de conhecimento científico, proporcionando oportunidades para os profissionais que querem se desenvolver na área e contribuindo para essa nova geração de pesquisadores. Acreditamos que é nosso papel como indústria apoiar a cadeia de conhecimento em prol dos avanços e da inovação em nutrição de cães e gatos”, finaliza.