Dentro da classificação de pets, estão os cães, gatos, aves e peixes; além deles, há outro universo de animais de médio e grande porte, animais da pecuária, assim como animais silvestres e aquáticos que completam a fauna brasileira.
De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), um animal está em bom estado de bem-estar se estiver saudável, confortável, bem nutrido, seguro, for capaz de expressar seu comportamento inato e se não está sofrendo com estados desagradáveis, tais como dor, medo e angústia.
Pensando em atender toda essa demanda e cadeia produtiva que envolve a vida de um animal, a UniCesumar, Instituição de Ensino Superior (IES) com mais de trinta anos de tradição, acaba de lançar um curso de graduação EAD totalmente inédito: Bem-estar animal.
Com duração de dois anos, esse é o primeiro curso no Brasil voltado ao desenvolvimento das habilidades e competências necessárias para a atuação profissional na área do bem-estar animal.
Com isso, será possível que o profissional trabalhe em inúmeras áreas que vão do acolhimento à proteção e cuidados com os animais, além de possibilitar empreender e gerenciar o seu próprio negócio.
Isso significa que o egresso poderá atuar em clínicas veterinárias, pet shops, organizações não-governamentais de proteção a animais, abrigos de animais, unidades de produção de animais de corte, zoológicos e parques de conservação, organizações de defesa animal, indústrias de produtos e serviços para animais de estimação.
À medida em que a sociedade e as indústrias demonstram interesse crescente no bem-estar dos animais, cresce a demanda por especialistas conscientes sobre a importância do bem-estar animal, aliada ao aumento do ativismo e preocupações éticas.
Por isso, dentre as disciplinas que o aluno terá contato ao longo de dois anos estão: Biossegurança e bioética; Zoologia; Gestão da experiência do consumidor; Direitos dos animais e legislação; Higienização e visagismo animal; Psicologia animal; Bem-estar em animais de companhia; Bem-estar em animais silvestres e de zoológico; Bem-estar em animais de produção; Terapias integrativas e complementares em animais; Nutrição e alimentação animal; Cuidados paliativos para animais; Imersão profissional: cuidados com a higienização, conforto, ambiência e manejo dos animais.
Fonte: UniCesumar, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
Conheça os cães que são ótimos companheiros para idosos
Médica-veterinária é primeira indígena com doutorado do País
Nova geração gosta mais de pet do que de pessoas, diz pesquisa