- PUBLICIDADE -
Clínica e Nutrição

USO DE NUTRACÊUTICOS PODE BENEFICIAR TERAPIA DE ANIMAIS COM CÂNCER

USO DE NUTRACÊUTICOS PODE BENEFICIAR TERAPIA DE ANIMAIS COM CÂNCER Adição às dietas pode ser um fator promissor se planejado corretamente
Por Equipe Cães&Gatos
phpThumb_generated_thumbnail (1)
Por Equipe Cães&Gatos

Adição às dietas pode ser um fator promissor se planejado corretamente

O aumento da expectativa de vida dos animais de companhia, decorrente de questões como os avanços da Medicina Veterinária, junto de uma maior dedicação dos tutores, ocorre, de acordo com médica-veterinária, residente em nutrição clínica de cães e gatos, pela ligação direta com o aumento da incidência de câncer, uma das maiores causas de morte de cães e gatos.

A especialista, por meio de um artigo publicado na edição de outubro da Revista Cães&Gatos VET FOOD, levanta que além do tratamento oncológico convencional, os proprietários também buscam por terapias complementares, como o uso de nutracêuticos, que pode ser um fator promissor se planejado juntamente com uma dieta adequada e individualizada. 

Segundo o artigo, a cúrcuma, o ácido eicosapentaenóico (EPA), ácido docosahexaenoico (DHA) e antioxidantes podem beneficiar essas dietas.

A cúrcuma, também utilizada como condimento, é um agente terapêutico em outras culturas. Dentre as substâncias ativas, só a curcumina (um polifenol) possui 80% da composição total e possui efeitos medicinais em diversas doenças crônicas, inclusive no câncer.  Já o EPA e o DHA, que são ácidos graxos poli-insaturados derivados do ácido alfa-linoleico (AAL) pertencente à família ômega-3, na idade adulta dos animais podem ser utilizados como suplemento em enfermidades específicas, como câncer, contribuindo para a normalização de alterações metabólicas da síndrome de caquexia, caracterizada pela presença de citocinas inflamatórias e para a inibição do crescimento tumoral.

Já os antioxidantes, agem contra o estresse oxidativo celular e variam em estrutura, função específica e local de atuação no organismo. Dentre eles estão os polifenóis, carotenoides, vitamina A, E e C, selênio e zinco. Mas devido à variedade de compostos, a forma como interagem com os diversos protocolos terapêuticos não pode ser generalizada. 

Para saber mais sobre como utilizar os nutracêuticos, leia o artigo completo na edição de outubro da C&G VF. Acesse aqui. 

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD. 

Compartilhe este artigo agora no

Siga a Cães&Gatos também no