A Universidade de São Paulo (USP) é uma das 150 melhores universidades do mundo segundo o Academic Ranking of World Universities 2022 (ARWU), divulgado no dia 15 de agosto pela consultoria chinesa Shanghai Ranking Consultancy. O ranking avaliou mais de 2.500 instituições e classificou as mil melhores.
Harvard manteve a liderança do ranking pelo 20º ano consecutivo, seguida por Stanford. Com exceção das universidades inglesas de Cambridge (4ª posição) e de Oxford (7ª posição), todas as demais instituições que ocupam os dez primeiros lugares são norte-americanas.
Entre as brasileiras, além da USP, estão a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no grupo 301-400, e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), no grupo 401-500, empatada com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ao todo, 21 universidades brasileiras figuram na lista.
Publicado desde 2003, o Academic Ranking of World Universities (ARWU) é considerado um dos precursores dos rankings universitários. A classificação utiliza seis indicadores para avaliar as instituições, incluindo o número de ex-alunos e docentes ganhadores de Prêmios Nobel, número dos pesquisadores mais citados, número de artigos publicados nas revistas de impacto, número de artigos indexados no Science Citation Index – Expanded e no Social Sciences Citation Index e o desempenho de pesquisa per capita relativo ao tamanho da instituição.
Áreas de concentração
Em julho, a Shanghai Ranking Consultancy publicou o Global Ranking of Academic Subjects, vertente do ranking por área de concentração.
Nessa classificação, a USP figura entre as 50 melhores instituições do mundo em cinco áreas de concentração: Odontologia (15º lugar), Engenharia de Alimentos (16º), Ciências Agrícolas (18º), Veterinária (31º) e Matemática (45º). Em outras três áreas de concentração, a Universidade está no grupo que ocupa as posições entre o 51º e o 75º lugar: Biotecnologia, Ecologia e Engenharia de Minas.
Mais informações sobre o ranking podem ser obtidas na página do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida) da USP.
Fonte: FMVZ-USP, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
Aumento do número de gatos nos lares brasileiros exige maior conhecimento sobre a espécie
Insuficiência Cardíaca Congestiva é a principal consequência das doenças cardíacas em pets
Treinar cães domésticos com buzinas pode afetar o aparelho auditivo desses pets