O calor foi infernal, mas como não diz a música: “vem chegando o outono e indo embora o verão”. E temos de ter alguns cuidados com os nossos cães nesse período do ano. Muita gente não sabe, mas essa é a época do ano que os cães gostam menos. Por quê?
Porque as temperaturas baixam, o vento fica muito mais frio, o tempo se torna seco e vem as chuvas fechando o verão. E por essas razões os cães podem desenvolver doenças parasitárias.
Os carrapatos se reproduzem muito no outono, sem falar das pulgas. E o melhor remédio é a prevenção. Levar ao veterinário e manter os antiparasitários em dia para o cão ficar protegido nos passeios ao ar livre.
Durante os três meses de outono a melhor coisa a se fazer é evitar levar os pets peludos em lugares com muito mato.
Outra coisa que muito tutor ainda não sabe é que os cachorros têm resfriado, sim! E eles tossem, é o que chamamos de traqueobronquite infecciosa canina (TIC), também conhecida como tosse dos canis, e é altamente contagiosa e acomete, principalmente, as vias aéreas superiores dos cães.
Para combater esse mal é sempre recomendado levar o cachorro ainda filhote para tomar a vacina contra gripe canina. Mas eu adotei o meu cão quando ele já era adulto e não sei se ele tomou a vacina. Então o jeito é observar os sinais como falta de apetite, secreção no nariz, prostração, febre e tosse seca, que se agrava ao menor esforço que o pet faz e, nesse caso, tem de correr no veterinário.
Vale lembrar ainda que o outono é um período em que o cão fica com baixa imunidade, principalmente os filhotinhos. E os tratamentos dados pelos veterinários são antiinflamatórios, antibióticos, e suplementações específicas, que ajudam o seu cão a reforçar o sistema imunológico.
Portanto, vamos preparar os nossos cachorrinhos para um outono sem parasita, sem gripe e pneumonia e com um sistema imunológico bem forte e muito amor.