Muitas são as ocorrências que podem prejudicar o bem-estar e a qualidade de vida dos cães. Entre elas, estão as dores crônicas ou agudas. Apesar de ocorrerem mais frequentemente em animais mais velhos, esses problemas também podem ser observados nos cães nas suas diferentes fases de vida. Uma das principais doenças da lista é a osteoartrose, uma enfermidade crônica, provocando um grande desconforto aos animais.
De acordo com o médico-veterinário e gerente Técnico da Área de Animais de Companhia da Vetoquinol Saúde Animal, Jaime Dias, os cães geralmente sofrem em silêncio e, por isso, é importante ficarmos atentos a determinados sinais, como dificuldade para andar, subir e descer escadas, falta de vontade de passear, brincar, cansaço e aumento de peso.
A atenção também deve ser redobrada em cães com lesões traumáticas ou que passaram por procedimentos cirúrgicos, pois são situações que podem evidenciar um grande desconforto. “O tratamento é muito importante, reduzindo a dor e a inflamação envolvida, proporcionando uma recuperação mais tranquila, com conforto”, complementa a gerente de Produtos para Animais de Companhia da Vetoquinol Saúde Animal, Eliane Estephan.

Meloxicam é um anti-inflamatório não esteroidal, COX-2 seletivo, extremamente seguro e eficaz, indicado para o tratamento da dor e da inflamação em cães. “Este princípio ativo está presente em Vetaflan, que é o primeiro e único anti-inflamatório à base de meloxicam com aplicação transdermal (diretamente na pele do cão) do mundo, uma real inovação no controle da dor e da inflamação, produzido pela Vetoquinol Saúde Animal”, informa Eliane.
“A administração diretamente na pele do cão promove uma rápida absorção, além de contribuir para a diminuição de possíveis efeitos colaterais que podem ser observados com a utilização de anti-inflamatório”, relata Dias. Outro benefício dessa forma de administração, segundo o gerente Técnico da Vetoquinol, é trazer mais facilidade para o tutor e conforto para o cão tratado.
Vetaflan é indicado para o controle da dor e da inflamação oriundas de diferentes causas, como traumas, pancadas, osteoartroses, período perioperatório em cirurgias de tecido mole ou ósseo, entre outros. O medicamento pode ser utilizado em cães a partir dos três meses de vida em administração única ou repetidas a cada 3 dias, conforme necessidade e orientações do médico-veterinário. O produto vem acompanhado de dosadora, que facilita seu manuseio.
Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
Prefeitura de Sorocaba doou 20 cães e gatos nos primeiros dois meses do ano
Tutores devem estar atentos à ingestão de chocolate pelos pets durante a Páscoa
Dia da Mulher: Veterinária atua fora das quatro paredes da clínica em prol dos animais