in

Veterinária da Royal Canin fala sobre os mitos e verdades da alimentação felina

Os gatos são animais com o paladar menos desenvolvido, por isso, apresentar diferentes texturas pode auxiliar na hora de comprar a refeição ideal

Os gatos são animais peculiares, sempre apresentam manias e gostos diferentes, com isso, muitos tutores acabam tendo dúvidas no momento de escolher o alimento que vai oferecer ao pet. Métodos como mix feeding, que consiste na combinação de alimentos secos e úmidos na rotina diária dos animais, traz muitos benefícios para os felinos.

Para esclarecer algumas dúvidas sobre o tema, a Médica-Veterinária da Royal Canin, Priscila Rizelo, explica alguns mitos e verdade sobre a alimentação felina.

Verdades sobre os gatos

Os felinos possuem um paladar menos desenvolvido em relação aos cães e humanos, o que faz com que não aceitem muitas vezes o alimento. Isso ocorre devido à menor quantidade de receptores gustativos, por isso eles são atraídos pelo aroma, sensação do alimento na boca, textura, forma e, por último, o sabor. “Como a preferência alimentar do gato se dá por uma série de fatores, é preciso fazer testes com as diferentes texturas dos alimentos para ver, com qual, o animal vai mais se adaptar”, explica a Médica-Veterinária. 

Além disso, alguns alimentos úmidos ajudam na hidratação dos felinos, levando em consideração que, naturalmente, os gatos são animais que bebem pouca água. “A alta umidade dos alimentos úmidos é eficaz para estimular o consumo de água e a diluição da urina em gatos, o que ajuda a diminuir a concentração de minerais na urina”, ensina Priscila.

alimentos royal canin
Royal Canin desenvolve alimentos completos e balanceados, com as quantidades de ingredientes ideais (foto: reprodução)

Alguns mitos sobre os alimentos úmidos  

Muitos tutores associam o alimento úmido com petiscos, sendo que, a refeição oferece nutrição completa e balanceada para os pets, por isso, não devem ser utilizados como complemento da alimentação. 

Ao contrário do que muitos imaginam, esses alimentos não engordam, mas podem contribuir para o ganho de peso se passar da quantidade recomendada, assim como, a falta de exercícios físicos.

Por isso, a Royal Canin desenvolve alimentos completos e balanceados, com as quantidades de ingredientes ideais, seguindo os guias internacionais de nutrição. Vale lembrar que, o sódio é um mineral presente nas refeições mas que participa de uma série de funções e é essencial para a manutenção do equilíbrio do organismo.

Fonte: A.I, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Publicação de artigos científicos durante graduação pode abrir portas no mercado de trabalho

Atenção aos cuidados necessários para evitar pulgas e carrapatos indesejados no verão

Diabetes em cães e gatos é motivo de alerta para os tutores, doença pode ser silenciosa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Evento CNBA maio 2022

Em maio, o CBNA realizará o XXI Congresso Pet e o V Workshop sobre nutrição e nutrologia de pets

incontinência urinária

Especialista em Nefrologia e Urologia alerta sobre a incontinência urinária em cães