Algo bastante preocupante, mas que muitos tutores de felinos pensam atingir apenas os cães: a sarna. Por isso, ensinar e apresentar os tipos da doença que podem atingir os gatos é de suma importância para a saúde dessa espécie.
A médica-veterinária da clínica veterinária The Cat Doctor (São Paulo/SP) e membro da Associação Americana de Clínicos de Felinos, Victoria Pereira Cavalcante, afirma que ainda é comum o tutor pensar que qualquer alteração dermatológica é sarna. “Talvez por esta ser a doença mais conhecida pelas pessoas”, declara.
Segundo ela, a sarna é uma doença causada por diferentes tipos de ácaros e, dependendo do tipo, pode ser contagiosa ou não. “Os gatos podem apresentar três tipos de sarna: a demodicose, escabiose e otodécica. A primeira não é transmitida entre os gatos ou de gatos para humanos, ocorrendo somente em animais imunossuprimidos. Enquanto que a escabiose é altamente contagiosa entre gatos, além de ser uma zoonose, portanto, também é transmitida dos gatos para os humanos. Ao passo que a sarna otodécica é transmitida somente entre os gatos filhotes”, explica.
Continue lendo a reportagem na edição deste mês da C&G VF.