Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Clínica e Nutrição

VETERINÁRIA DESVENDA MITO DE QUE SARNA ACOMETE APENAS OS CÃES

Por Equipe Cães&Gatos
sarna
Por Equipe Cães&Gatos

Algo bastante preocupante, mas que muitos tutores de felinos pensam atingir apenas os cães: a sarna. Por isso, ensinar e apresentar os tipos da doença que podem atingir os gatos é de suma importância para a saúde dessa espécie. 

A médica-veterinária da clínica veterinária The Cat Doctor (São Paulo/SP) e membro da Associação Americana de Clínicos de Felinos, Victoria Pereira Cavalcante, afirma que ainda é comum o tutor pensar que qualquer alteração dermatológica é sarna. “Talvez por esta ser a doença mais conhecida pelas pessoas”, declara. 

Segundo ela, a sarna é uma doença causada por diferentes tipos de ácaros e, dependendo do tipo, pode ser contagiosa ou não. “Os gatos podem apresentar três tipos de sarna:  a demodicose, escabiose e otodécica. A primeira não é transmitida entre os gatos ou de gatos para humanos, ocorrendo somente em animais imunossuprimidos. Enquanto que a escabiose é altamente contagiosa entre gatos, além de ser uma zoonose, portanto, também é transmitida dos gatos para os humanos. Ao passo que a sarna otodécica é transmitida somente entre os gatos filhotes”, explica.

Continue lendo a reportagem na edição deste mês da C&G VF. 

NewsLetter

Cadastre-se agora e receba nossos boletins e atualizações em seu email. 

Integração
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!