Problema ocorre quando gatos apresentam microrganismos patógenos na urina
As infecções urinárias recidivantes em felinos são extremamente desgastantes, por isso, é necessário que o tutor preste atenção redobrada no animal. Para auxiliar os cuidados nessa situação, a médica-veterinária especializada em Medicina Felina, Laila Massad Ribas, fala sobre o tema na nova edição da Revista Cães&Gatos VET FOOD.
De acordo com ela, o problema ocorre quando os gatos apresentam microrganismos patógenos na urina, como bactérias, vírus, fungos ou parasitas e quase sempre apresentam sintomas semelhantes, como dor ao urinar, sangue na urina, urinar em pequenas quantidades e com maior frequência, entre outros. Já nos casos de infecção bacteriana grave, urina leitosa e/ou esverdeada por conta do pus, pode ser observada.
Também é levantado pela especialista que os gatos diabéticos, com hipertireoidismo, doença renal crônica ou que apresentem cálculos urinários, são mais suscetíveis a infecção, que deverá ser tratada com o uso de antibióticos em todos os casos onde há presença de bactérias, informação obtida apenas por meio do exame chamado urocultura.
Para saber mais sobre a infecção e como tratá-la, leia a reportagem completa na edição de outubro da C&G VF. Acesse aqui.
Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD.