Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Clínica e Nutrição

Veterinárias falam sobre a hemogasometria e sua importância

Por Equipe Cães&Gatos
hemogasometria
Por Equipe Cães&Gatos

Qual médico-veterinário nunca pediu um exame para os seus pacientes? Impossível, em muitos casos, chegar a uma conclusão sem que se tenha resultados em mãos de como está a saúde dos pets.  

Entre tantos exames disponíveis, está hemogasometria, que segundo a diretora Médica do Pet Care, Sibele Konno, é um exame, geralmente, realizado no beira-leito, onde são analisados os gases dissolvidos no sangue dos pacientes e eletrólitos, que podem interferir no balanço ácido-básico e eletrolítico. 

A médica-veterinária do Hemovet e especializada em Nefrologia e Urologia de cães e gatos, Cibele Erreiras Ruiz, completa que esse exame avalia os gases sanguíneos, verificando pressão parcial de oxigênio (pO2) e pressão parcial de gás carbônico (pCO2), bem como bicarbonato de sódio e ph sanguíneo. 

Sibele Konno conta que o objetivo do exame é detectar anormalidades metabólicas e/ou respiratórias e as consequentes alterações nos equilíbrios ácido-básico e eletrolítico dos pacientes. “Assim, no dia a dia, utilizamos na triagem de pacientes emergenciais e graves, no acompanhamento de doenças endócrinas, respiratórias e renais”. 

Para coletar o material, segundo Cibele Ruiz, é realizada coleta de sangue venoso ou arterial, com uma seringa especial.  

De acordo com Sibele Konno, o importante é que sejam tomados os devidos cuidados: “A punção arterial costuma ser dolorosa, se forem necessárias múltiplas punções a canulação e fixação da artéria é importante. O exame também deve ser realizado até 30 minutos no máximo após a colheita. O tipo de agulha pode interferir na formação de microcoágulos e deve-se sempre, que possível, utilizar seringa com heparina lítica”, explica. 

Para ler a matéria completa, gratuitamente, acesse nossa revista on-line. Clique aqui!

(Foto: C&G VF)

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Veterinária explica o que os gatos buscam com a “bagunça” durante a madrugada

Com previsão de alta de 20% nas exportações em 2022, evento discute setor pet brasileiro

Em expansão, grupo Pet Care inaugura novas instalações do Hospital Veterinário Animália

NewsLetter

Cadastre-se agora e receba nossos boletins e atualizações em seu email. 

Integração
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!