Cães e gatos logo

Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Marketing e Produtos

Veterinário aborda a importância dos alimentos indicados para cães filhotes e idosos

Escolha dos nutrientes certos para cada fase da vida dos pets contribui para o aumento da expectativa de vida
Por Equipe Cães&Gatos
cão idoso
Por Equipe Cães&Gatos

É muito comum encontrar, nos petshops brasileiros, tutores que focam no preço ao buscar alimentos para seus pets, deixando de lado especificações importantes do produto, sem avaliar se aquele item é indicado para a raça e idade do animal. “Uma grande falha”, revela o médico-veterinário da Special Dog Company, Guilherme Contiero.

Para filhotes, alimento deve ter DHA, um componente proveniente das fontes de ômega 3 e que tem ação no desenvolvimento cognitivo do pet (Foto: reprodução)

Segundo o profissional, os cães filhotes estão em plena fase de desenvolvimento, com o metabolismo acelerado, e necessitam de uma alimentação específica. “Nesta fase precisam de um produto que forneça um maior teor de energia e de proteína, que auxiliam no suporte deste desenvolvimento”, explica.

Já os idosos não têm o mesmo gasto energético, e, normalmente, são animais mais letárgicos. “Eles precisam de um alimento com menor teor calórico, pois o excesso pode causar sobrepeso, e, por consequência, malefícios à saúde”, comenta Contiero.

Falhas na escolha da nutrição animal

É muito comum que os tutores se deixem levar pela “satisfação imediata do pet” e acabem adquirindo alimentos que podem comprometer a qualidade de vida dos cães, a médio e longo prazo. Uma situação corriqueira, por exemplo, é dar alimentos de filhotes para cães idosos, imaginando que os grãos menores facilitarão a mastigação:

“Essa prática é desnecessária, afinal, os produtos para cães seniores já contém partículas que auxiliam no ‘ponto de quebra’, sendo adequados para os dentes sensíveis dos animais mais velhos. Ou seja, além de todos os benefícios nutricionais que o alimento para a fase adequada do cão apresenta, os grãos ainda se quebram mais facilmente”, destaca o médico-veterinário da Special Dog.

Para os cães idosos são indicados produtos que contenham Taurina e Vitamina C (Foto: reprodução)

Outro erro muito recorrente é o consumo de produtos por partes dos cães idosos com alto nível de fósforo, um mineral essencial para a nutrição dos animais, porém indicado em menor quantidade neste período da vida do cão, pois a longo prazo, pode ser prejudicial aos rins.

“Para os filhotes a questão é contrária. As exigências nutricionais de fósforo e cálcio são superiores em relação à fase adulta e sênior, fator importante para esta fase de desenvolvimento”, exemplifica.

Confira abaixo mais detalhes sobre quais nutrientes específicos e que devem ser priorizados em cada fase da vida do pet:

  • Para os cães filhotes, procure por produtos com DHA, um componente proveniente das fontes de ômega 3 e que tem ação no desenvolvimento cognitivo do pet. O ingrediente auxilia no aprendizado e na memória dos cães em fase de crescimento.
  • Para os cães idosos são indicados produtos que contenham Taurina e Vitamina C. A Taurina é um aminoácido essencial para a visão e para as células do coração, sendo importante suporte aos cães na fase sênior. Já a Vitamina C, é um importante antioxidante natural, que auxilia no combate de radicais livres, resultando em um envelhecimento saudável aos cães idosos.

Vale lembrar que a “fase filhote” é considerada até 1 ano de idade para cães de pequeno e médio porte e até 1 ano e meio para cães de grande porte. Já a “fase adulta” é considerada a partir de 1 ano de idade para cães de pequeno e médio porte e a partir de 1 ano e meio para cães de grande porte. A “fase sênior” é contabilizada a partir dos 7 anos de idade para ambos os portes.

“Uma boa nutrição, com os ingredientes e benefícios específicos para cada fase da vida, é essencial para o bem-estar e manutenção saudável dos pets, favorecendo a prorrogação da sua expectativa de vida”, finalizou.

Sobre o Portal Pet

Desenvolvido pelos especialistas da Special Dog Company, o Portal Pet reúne informações sobre nutrição e saúde animal, além de dicas e informações sobre gestão e negócios para profissionais do segmento pet.

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Eutanásia: chegou, mesmo, a hora do pet partir?

Veterinárias explicam o que é DTUIF e os prejuízos que ela traz à saúde dos gatos

Gatos são considerados seres místicos, mas será verdade?

Compartilhe este artigo agora no