in

Veterinários alertam tutores sobre alergias alimentares que acometem os pets

Segundo profissionais, algumas reações podem ser provocadas por carne bovina, milho, peixe, entre outros

Alguns temas precisam ser frisados ao decorrer do tempo para não cair no esquecimento, como é o caso de alergias alimentares que, em uma rotina clínica, podem ser comuns. A médica-veterinária dermatologista e sócia-proprietária da Metazooa Clínica Veterinária, Cristina Sartorato, explica que a alergia alimentar ou dermatite trofoalérgica, é caracterizada por um quadro imunológico, que faz parte das reações adversas ao alimento,  podendo envolver manifestações imediatas com a produção de IgE e respostas imunes tardias  dependentes de interleucinas produzidas por linfócitos T.

O médico-veterinário e mestre em ciências e secretário Geral da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV), Leandro Haroutune, acrescenta que se pode definir a alergia alimentar como uma doença resultante de uma resposta imunológica anômala desencadeada pelo contato/ingestão de alimentos ou aditivos alimentares incriminados. 

Por isso, diante da importância do assunto, é válido observar o comportamento dos pets após a alimentação. O médico-veterinário, Paulo Sergio Salzo, explica que a maioria dos animais acometidos por alergia alimentar apresenta dermatopatia, ou seja, lesões de auto traumatismo, como alopecia, eritema e escoriações.

De acordo com os profissionais, em sua maioria, os vilões estão associados a Carne bovina (34%); Laticínios (17%); Carne de frango (15%); Trigo (13%); Soja (6%); Cordeiro (5%); Milho (4%); Ovos (4%); Carne suína (2%); Peixe (2%) e Arroz (2%).

Clique aqui para ler a matéria completa, na edição de março da C&G VF.

Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Médica-veterinária recebe honraria pelos trabalhos voltados à proteção animal

Veterinária que cuida e pesquisa serpentes comenta suas principais realizações profissionais

Apesar de decreto estadual, CRMV-SP recomenda uso de máscaras em clínicas veterinárias

(foto: C&G VF)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mato Grosso recebeu o primeiro equipamento de Tomografia Veterinária do Estado

Mato Grosso recebe o primeiro equipamento de tomografia veterinária do Estado

alimento

A nutrição está presente e transforma a vida dos animais todos os dias