Ocasionado pelo acometimento de um tumor na base do coração, veterinários europeus tiveram de realizar procedimento de descompressão de artéria pulmonar em cão. Ação inovadora e que pode devolver esperança aos tutores de animais com o mesmo problema foi realizada por três cardiologistas da Langford Vets, parte da Universidade de Bristol (Reino Unido), em 2019.
O cão, um boxer de 10 anos, chamado Sargeant, foi submetido ao procedimento pois sofria de síncopes sempre que ficava num estado emocional de excitação ou se exercitava. Por intermédio a sanar o problema, as especialistas realizaram a implantação de um stent metálico expansível na artéria pulmonar direita, aliviando a compressão do vaso sanguíneo devido ao peso do tumor.
Desde a realização do implante, em setembro do ano anterior, o animal tem apresentado um quadro clínico favorável. “Temos muita experiência em cardiologia interventiva e stenting, e acreditamos que este seria um procedimento viável com um resultado positivo nas nossas mãos”, referiu Kieran Borgeat, chefe do departamento dos veterinários de Langford, à publicação Veterinary Times. Também participaram da ação as profissionais Rosie Payne e Samantha Gomart.
Fonte: Veterinária Atual, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.