- PUBLICIDADE -
Inovação e Mercado

Vetnil adquire Bio Cell e BioInnova, adentrando no mercado de terapias celulares

Marca agora é detentora de participação majoritária nas empresas, que atuam no mercado de terapias celulares e desenvolvimento de biofármacos com testes in vitro
Por Equipe Cães&Gatos
Vetnil adquire Bio Cell e BioInnova, adentrando no mercado de terapias celulares
Por Equipe Cães&Gatos

A Vetnil realizou recentemente a aquisição de uma participação majoritária nas empresas Bio Cell e BioInnova, adentrando oficialmente em dois segmentos de alto valor agregado: o das terapias celulares e de desenvolvimento de biofármacos com testes in vitro.

“Acreditamos no potencial transformador das terapias celulares e dos testes in vitro para o futuro da Medicina Veterinária. Esta aquisição está totalmente alinhada ao nosso compromisso com a ciência, a inovação e o bem-estar animal. Com a Bio Cell e a BioInnova, ampliamos nosso portfólio e agregamos soluções terapêuticas avançadas com grande potencial de escalabilidade”, afirma Vera Ribeiro, Sócia e Presidente do Conselho Vetnil.

Sobre a Bio Cell e a BioInnova

A Bio Cell foi o primeiro laboratório do Brasil com registro no MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária) autorizado a realizar o tratamento com células-tronco em cães, gatos e equinos. A empresa possui hoje uma rede de 65 unidades avançadas implantadas em clínicas e hospitais, contabilizando mais de 900 médicos-veterinários afiliados.

“Começamos com embriões bovinos produzidos in vitro (FIV) e, ao longo dos anos, desenvolvemos e aprimoramos a biotecnologia de terapia com células-tronco. Hoje, temos autorização para tratar cães, gatos e equinos. São ao todo 20 doenças, entre elas osteoartrose, doença renal, hipoplasia de medula, úlcera de córnea e outras condições complexas. Com a entrada da Vetnil, nosso objetivo é acelerar o crescimento e ampliar o acesso a essas terapias”, explica a Dra. Patrícia Malard, CEO fundadora da Bio Cell.

Já a BioInnova atua com métodos alternativos ao uso de animais em testes, desenvolvendo biofármacos por meio de análises in vitro com mais precisão e rapidez. A abordagem ética e científica segue uma tendência global e complementa a atuação da Vetnil em pesquisa e desenvolvimento.

“A BioInnova representa uma evolução importante nos nossos processos, pois permite avaliar eficácia e segurança de novos produtos de forma moderna, com alto rigor técnico e menos impacto sobre os animais. Essa frente reforça nosso compromisso com práticas mais sustentáveis e com a ciência baseada em evidências”, comenta Vera Ribeiro.

Mercado aquecido

De acordo com um estudo conduzido pela própria Vetnil, o mercado de terapias celulares veterinárias para pequenos animais pode crescer até 300% nos próximos cinco anos. A empresa – que registrou um faturamento de R$ 300 milhões em 2024 – projeta um aumento de 15% na receita em função do M&A e aposta na combinação de inovação, capacitação e acessibilidade para impulsionar esse crescimento.

“Ainda existe desconhecimento sobre as aplicações da terapia celular. Muitos médicos-veterinários só consideram essa alternativa quando outras falharam. Queremos mudar isso, mostrar que é uma opção viável, eficaz e com valor mais acessível do que se imagina”, reforça Vera.

A ideia é que a empresa implante até 2026 cinquenta novas unidades da Bio Cell, atingindo uma expansão nacional e internacional. “Essa aquisição representa um marco não apenas para a Vetnil, mas para todo o setor veterinário brasileiro. Estamos construindo um novo capítulo na Medicina Veterinária com soluções mais eficazes, éticas e sustentáveis para quem cuida dos animais”, conclui Dra. Patrícia Malard.

Fonte: Vetnil, adaptado pela equipe Cães e Gatos.

FAQ

O que é a Bio Cell?

A Bio Cell foi o primeiro laboratório do Brasil com registro no Ministério da Agricultura e Pecuária autorizado a realizar o tratamento com células-tronco em cães, gatos e equinos.

Qual a área de atuação da BioInnova?

A BioInnova trabalha com métodos alternativos ao uso de animais em testes, desenvolvendo biofármacos por meio de análises in vitro.

Quais são os planos da Vetnil com a aquisição das duas empresas?

Com a aquisição da Bio Cell e da BioInnova a empresa ampliou seu portfólio e busca fornecer soluções terapêuticas avançadas aos médicos-veterinários.

LEIA TAMBÉM:

Vetnil leva terapias celulares da Bio Cell para a 25ª Conferência Anual da ABRAVEQ

Vetnil dá dicas de cuidados com os pets nos dias mais frios

Aurivet Clean pH Neutro é a grande novidade da Vetnil no Dermato In Rio 2025

Compartilhe este artigo agora no

Siga a Cães&Gatos também no