in

Vetnil lança sua Campanha Outubro Rosa Pet para conscientizar tutores

Objetivo é alertar e informar sobre prevenção e diagnóstico precoce nos animais

O mês de outubro é marcado pelo movimento de conscientização para o controle do câncer de mama, uma doença perigosa que atinge não só humanos, mas, também, cães e gatos. Com o objetivo de alertar e informar os tutores sobre diagnóstico precoce, prevenção, tratamento e cuidados paliativos, a Vetnil lança a Campanha Outubro Pet Rosa. 

A ação contará com uma série de quatro vídeos apresentados pela médica-veterinária, que atua na área de oncologia veterinária, e fundadora da Intensive Care, Mayara Parisi, durante o mês de outubro.

De acordo com a especialista, a melhor forma de prevenção é a castração precoce, reduzindo, assim, as chances de problemas futuros. A doença acomete principalmente cadelas e gatas de meia idade a idosos, já que existe uma correlação entre o quadro oncológico e o avanço da idade.  

Ao longo dos anos, quando notada alguma alteração, o diagnóstico tem início por meio do exame físico, onde são observadas possíveis irregularidades, como existência de nódulos, processo inflamatório e alterações no aspecto da pele. Também é indicado o exame citológico para uma análise inicial. “Nesse caso, é de extrema importância, que mesmo o nódulo sendo benigno, seja feito o planejamento cirúrgico, pois o tumor pode ter transformação maligna posteriormente. Na sequência são feitos exames como o raio-x, ultrassonografia de abdômen e exames sanguíneos, com o objetivo de verificar o estágio da doença”, explica Mayara.

Na cirurgia é feita a remoção da mama, ou seja, a mastectomia. A extensão cirúrgica depende da localização e tamanho do nódulo e em alguns casos é necessário tratamento quimioterápico posterior.

“Quando necessário o veterinário sugere a interferência de cuidados paliativos, que visam a qualidade de vida e o conforto dos pacientes. Desta forma, a ideia é minimizar possíveis efeitos colaterais de medicamentos e até mesmo do avanço da doença”, finaliza a médica-veterinária.  

Os vídeos serão divulgados semanalmente ao longo deste mês e estarão disponíveis nas redes sociais da Vetnil.

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Grupo cria primeira associação em prol da saúde mental de médicos-veterinários

CRMV-SP apoia criação do Conselho Médico-veterinário Empreendedor de Marília (SP)

Mesa-redonda: CRMV-PR realiza evento on-line e gratuito sobre ética animal

(Foto: divulgação)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pet como presente para crianças

Semana das Crianças: não é recomendado dar um pet de presente aos pequenos

outubro rosa

Médica-veterinária conta história de luta e superação contra o câncer de mama