A pele e a pelagem dos pets são o principal ponto de contato do organismo do animal com o ambiente e refletem diretamente como está sua saúde de maneira geral. Enquanto a pele representa o maior órgão dos cães e gatos, desempenhando um papel de barreira natural contra a perda de água, agressões físicas e agentes externos, os pelos cumprem a missão de proteger a pele em si, atuando também como isolante térmico importante para manter a temperatura corporal dos pets.
De acordo com Kauê Ribeiro, médico-veterinário da Vetnil®, pelos brilhantes e uma pele sem alterações são alguns dos sinais de que o animal está bem nutrido e seu sistema imunológico está saudável.
“É comum que muitos tutores percebam a queda de pelos em seu cão ou gato, especialmente com a chegada de novas estações. Como o ciclo piloso é composto por fases distintas, o que permite a adaptação da pelagem às alterações de clima e temperatura, com a chegada de períodos mais quentes, como a primavera e o verão, é normal observar um aumento na queda de pelos”, explica.
Sobre as causas de quedas anormais de pelo, Ribeiro salienta que existem algumas condições que, dentre outros sinais, podem provocar essa situação. Doenças de pele, como a dermatite atópica, doenças endócrinas, como o hipotireoidismo e o hipercortisolismo, e algumas enfermidades infecciosas podem estar diretamente relacionadas à queda excessiva de pelos. “Ao notar alterações como pelos opacos, quebradiços, quedas excessivas, falhas na pelagem e presença de descamação, por exemplo, é recomendada a busca por ajuda veterinária para que se identifique a causa dessas ocorrências”, complementa.
Dicas de cuidados com a pele e a pelagem dos pets
Pensando na saúde da pele e da pelagem de cães e gatos, Ribeiro destaca alguns pontos que ajudam a garantir a qualidade de vida dos pets nesse sentido. Entre as dicas, o médico-veterinário da Vetnil® salienta a questão dos banhos e da escovação dos pelos, bem como a importância da nutrição e hidratação.
Frequência e cuidados nos banhos
De forma geral, animais saudáveis não precisam de banhos diários como nós, uma vez que sua própria pelagem protege contra os fatores externos. Por isso, é interessante fazer uma escovação diária para ajudar na troca dos pelos, melhorar a circulação sanguínea e melhorar seu aspecto visual. Além disso, ao escovar seu pet, diminui-se a queda de pelos em toda a casa.
“Gatos, em específico, devem tomar banho somente sob recomendação veterinária, normalmente quando há algum quadro patológico, já que possuem uma capacidade de autolimpeza bastante eficaz e podem se estressar facilmente nessas situações”, complementa Ribeiro.
Já em relação aos cães, a frequência de banhos adequada vai depender de diversos fatores individuais, como estilo de vida, características do pelo e a presença ou não de doenças dermatológicas. Cães que passeiam bastante ao ar livre, por exemplo, tendem a ter uma maior necessidade de banhos do que aqueles com menos acesso à rua. Dessa forma, sempre que o banho for necessário, é importante optar pelo uso de fórmulas específicas para a espécie, a fim de evitar alergias e trazer benefícios para a saúde da pele e do pelo dos animais.
Nesse sentido, a Vetnil® apresenta o Shampoo Hipoalergênico Pelo & Derme®, especialmente desenvolvido para cães e gatos, com agentes naturais que refrescam, suavizam e hidratam a pele, além de contribuir para pelos mais macios e brilhantes.
Importância da alimentação equilibrada
Garantir uma alimentação equilibrada e de boa qualidade vai também refletir na boa saúde da pele e da pelagem dos pets. Da mesma maneira, é importante investir em formas de manter uma hidratação adequada, como deixar fontes de água acessíveis pela casa. Para alguns pets, não apenas a hidratação via oral, mas também a hidratação cutânea direta é fundamental para controle de algumas doenças, especialmente alergias.
Pensando ainda na nutrição, além do fornecimento de uma dieta completa e balanceada, a suplementação de nutrientes específicos para a saúde da pele e pelagem pode auxiliar na manutenção de sua integridade. Sabe-se que a biotina é uma vitamina com papel importante no crescimento piloso, que também é corroborado por minerais, como o zinco. Em destaque, o ômega 3 é um dos nutrientes com maior evidência científica que traz benefícios para a pele dos pets.
A Vetnil®, por exemplo, oferece opções como o Pelo & Derme® 750&1500 DHA + EPA, que contém os ácidos graxos essenciais à saúde dos cães e gatos, como o ômega 3 e o ômega 6, associados a vitaminas e minerais que contribuem para o fortalecimento e manutenção da pele e da pelagem dos animais.
Fonte: Vetnil, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.
LEIA TAMBÉM:
Relembre a importância do médico-veterinário para o bem-estar animal
Seminário de Saúde Única do CRMV-MA aborda a importância do método CED
Pets com deficiência possuem uma vida de superação e cheia de possibilidades