Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Marketing e Produtos

Vetnil ressalta dicas importantes para manter a saúde e a felicidade dos pets

Consultas frequentes com o veterinário, vermifugação, vacinação e nutrição equilibrada estão entre os cuidados essenciais
Por Equipe Cães&Gatos
foto-clinica
Por Equipe Cães&Gatos

Em 7 de abril, foi celebrado o Dia Mundial da Saúde, uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientizar sobre os diversos aspectos que influenciam a qualidade de vida da população global. Assim como os seres humanos, os animais de estimação também necessitam de atenção especial para garantir sua saúde e bem-estar ao longo da vida. Em sintonia com esse propósito, a Vetnil aproveita a ocasião para oferecer aos tutores algumas orientações cruciais sobre os cuidados com cães e gatos. Confira abaixo: 

Consultas frequentes ao médico-veterinário: As consultas e os exames de rotina são grandes aliados para a detecção precoce e prevenção de algumas doenças, levando a melhores chances de tratamento e manutenção da qualidade de vida do pet. Por isso, as visitas ao veterinário devem ser feitas com frequência mensal ou bimestral quando se tem um filhote, para que o profissional possa acompanhar o desenvolvimento e a evolução do animal.

Quando adulto, a frequência de consultas dependerá de fatores como a espécie, raça e idade do cão ou gato, podendo ser semestral ou anual. Aos pets que apresentam alguma condição de saúde específica ou enfermidade já diagnosticada, as consultas podem ser mais próximas, conforme definido pelo Veterinário que acompanha o pet. 

Cuidar da saúde dos animais é um compromisso diário que fortalece os laços e proporciona bem-estar a todos (Foto: reprodução)

Importância da vermifugação em dia: Manter a vermifugação em dia é fundamental para proteger os pets de diversas doenças causadas por vermes, que podem prejudicar a absorção de nutrientes, além de causar diversos outros prejuízos à sua saúde e bem-estar. Ela deve ser realizada de acordo com a avaliação do médico-veterinário, que irá investigar por meio de resultados de exames, risco de infecção e locais de convivência de cada pet com a frequência ideal.

A Vetnil possui em seu portfólio o Vetmax Plus, um vermífugo de amplo espectro de ação. Indicado para cães e gatos, está disponível em comprimidos e na versão líquida, facilitando a administração. 

Importância da vacinação: Vacinar cães e gatos é um ato de carinho e cuidado com eles, com a família e toda sociedade, pois as vacinas ajudam na manutenção da saúde e evitam a disseminação de doenças. O médico-veterinário é o profissional indicado para fazer uma avaliação individual e orientar os tutores sobre a melhor forma de imunização.

De modo geral, há vacinas essenciais, aquelas que devem ser administradas em todos os animais para prevenir enfermidades com potencial fatal e/ou zoonótico, como a vacina da raiva, e as vacinas opcionais, aquelas que imunizam o pet de doenças de importância clínica e serão indicadas pelo veterinário após avaliação do risco de exposição que o animal está sujeito. 

Cuidados com a nutrição dos pets: Adotar uma alimentação saudável, balanceada e rica em nutrientes, pode ajudar a garantir a qualidade de vida e a longevidade dos animais de estimação. Após avaliação de um veterinário, pode ser prescrita uma dieta tradicional com ração ou até mesmo a alimentação natural. O ideal é que os alimentos respeitem as necessidades e particularidades de cada um. Em alguns casos, a suplementação também é indicada.

Fonte: Vetnil, adaptado pela equipe Cães e Gatos.

LEIA TAMBÉM:

Você está preparado para lidar com a adolescência do seu cão?

Oito em cada dez brasileiros reivindicam proibição de testes cosméticos em animais

Veterinária desvenda mitos, verdades e a influência da vermifugação no bem-estar

Compartilhe este artigo agora no