Será que o cachorro reconhece o tutor? Como é que ele sabe que aquela pessoa é o seu tutor? Os cachorros são animais muito inteligentes, apesar de não falarem, eles sabem se comunicar com outros cães e com a pessoas. Seu modo de ser mostra o quão espertos eles são e o quanto sabem identificar problemas, pessoas e situações diversas. Portanto, os cachorros conseguem reconhecer seus tutores por meio de coisas tão simples que vão te surpreender.
É de conhecimento geral que os cães são os melhores amigos dos humanos. Eles são espertos, prestativos e companheiros sem igual. Tudo isso se deve a séculos de uma amizade inabalável entre seres humanos e cachorros. Bem, é fácil dizer isso, pois um dos pontos principais que unem os cães a seus tutores é um vínculo emocional muito importante que ajuda os cães a reconhecerem seus tutores.
Assim sendo, para eles, não é difícil reconhecer os tutores, já que seus laços de afeto são fortes. Também, os cães podem reconhecer seu tutor por meio de seus sentidos simples e de uma rotina.
1. Audição
Um cachorro reconhece o tutor de muitas formas diferentes, e a principal delas é por meio dos sentidos, como a audição. É comum que os tutores conversem com seus pets, façam vozinhas fofinhas, dêem comandos e muito mais. Os cães são animais muito espertos, eles conseguem diferenciar a voz de seus tutores, as palavras que eles costumam utilizar e também a forma como falam.
Portanto, por meio da audição, os cachorros conseguem identificar o seu tutor, e não só ouvindo a voz dele. O barulho que o tutor faz ao pisar no chão, a tosse e até os barulhos da chave ajudam o cãozinho a saber quem é o seu tutor.Agora me diga se esses pets não são inteligentes? Eles são capazes de muito, só com sua audição. É por isso que é muito comum nos deparamos com pets esperando seus tutores quando ouvem o carro da pessoa entrando na rua de casa, por exemplo. Assim como é comum vermos um cachorro feliz quando ouve os passos do tutor no corredor do prédio. Eles têm uma audição incrível mesmo!
2. Cheiro
Já que estamos falando dos sentidos, sabia que outra forma que os cachorros têm de reconhecer seus tutores é por meio do cheiro? Cada um de nós temos um cheiro específico, que vai além do uso de perfumes fortes. Esse cheiro é característico nosso, está nas nossas roupas, nossa cama e também em tudo aquilo que nos pertence. Com isso, os cachorros sentem esse cheiro e podem nos reconhecer muito facilmente. Inacreditável, não é? Nossos amiguinhos de quatro patas nos reconhecem facilmente por meio do nosso cheirinho característico. Não é à toa que os cachorros amam farejar, pois é por meio desse comportamento que eles conseguem reconhecer o ambiente e ter acesso a uma série de informações, inclusive relacionadas a quem é conhecido ou não.
3. Visão
Bom, os cachorros nos vêem todos os dias, sabem como é nossa fisionomia e conhecem nosso estilo. Portanto, outro sentido com o qual os cães nos reconhecem é por meio da visão. Os cachorros têm o olfato e audição muito bem desenvolvidos, pois são exímios caçadores. Porém, sua visão não é igual à dos seres humanos, eles enxergam diferente de nós.
Muitas pessoas acham que os cães enxergam preto e branco, porém, eles também enxergam cores. Assim, eles podem nos identificar por meio da visão, percebendo nosso corpo, nossa fisionomia e também nossos trejeitos. Portanto, o cachorro reconhece o tutor muito bem vendo ele. Esse é um jeito bem básico de identificar seus tutores.
4. Toque e comportamento
Mais uma vez, os sentidos ajudam demais o cão a identificar não só seus tutores como diversas coisas. Ao tocar em seus tutores, ou os tutores tocarem neles, os cachorros podem identificá-los. Os tutores têm um jeitinho especial de fazer carinho no seu cão, o que ajuda muito o cachorro a saber quem é o seu tutor por meio do toque. Além disso, se tem algo que ajuda o cachorro a identificar e reconhecer seu tutor é o comportamento dele. É fato que cada pessoa tem um comportamento bem distinto, jeito de andar, jeito de falar, de agir e muito mais. Isso pode colaborar muito para que o cachorro consiga identificar o seu tutor com mais facilidade.
5. Rotina
Os cachorros se acostumam muito bem com a rotina. Passeios nos mesmos horários todos os dias, horário que o tutor sai e chega em casa, horário de se alimentar. Eles se dão bem com uma rotina estabelecida e essa rotina o ajuda muito a reconhecer seu tutor. Já que, todos os dias, o tutor realiza basicamente as mesmas atividades, os cachorros fazem uma associação.
Esses amiguinhos de quatro patas têm uma memória excelente, então, por meio dessa associação da rotina, eles podem reconhecer facilmente o seu tutor. Os cachorros são pets inteligentes e podem reconhecer seus tutores muito facilmente, como também podem identificar perigos e ameaças.
Fonte: Portal do Dog, adaptado pela Equipe Cães e Gatos.
LEIA TAMBÉM:
Veterinário dá dicas para que “pais de pet” assegurem o bem-estar de cães e gatos
Aulas comportamentais que ajudam o humor e a saúde física dos cães se popularizam
Novas tecnologias para reabilitação física são apresentadas na maior feira do setor veterinário