Uma das principais perguntas levada à clínica pelos tutores dos pet é “Qual é o melhor alimento para o meu pet?”. E é, justamente, para ajudar os veterinários a responderem essa e outras questões no tocante a nutrição que o Comitê Global de Nutrição, da Associação Veterinária Mundial de Pequenos Animais (Wsava, sigla em inglês), fornece um guia com perguntas e respostas sobre o assunto.
A nutrição é o quinto parâmetro vital, segundo a Wsava, a ser observado pelo clínico e, de acordo com os membros do Comitê Global de Nutrição da Wsava, a ideia surgiu após reconhecer que o tema tem sido mal abordado, embora pesquisas tenham mostrado que muitos tutores têm a alimentação como principal preocupação. “As diretrizes foram formuladas e foram impressas em 2011”, afirma o doutor em Medicina Veterinária e membro do Comitê, Gregg Takashima.
Nutrição animal está entre as principais dúvidas levantadaspelos tutores nos consultórios (Foto: reprodução)
Para o Comitê, os maiores desafios do veterinário quando precisam orientar os tutores sobre a nutrição do pet incluem a desinformação disponível em lojas, na internet e de leigos que não possuem informação ou com opinião. “Os veterinários também precisam dedicar seu precioso tempo para educar-se, continuamente, sobre o papel vital da nutrição na saúde ótima dos animais de estimação”, afirma Takashima.
Leia o texto completo na edição de agosto da C&G VF. Clique aqui.
Fonte: Redação Cães&Gatos VET FOOD.