Inovações científicas fortalecem o setor de animais de companhia
O Brasil é, atualmente, o terceiro maior mercado do mundo em faturamento no setor pet, atrás apenas dos Estados Unidos e do Reino Unido, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet, São Paulo/SP) em 2017.
No ano de 2016, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, Rio de Janeiro/RJ) divulgou que há no País mais de 50 milhões de cães e 22 milhões de gatos, o que reflete o crescimento contínuo do setor no Brasil.
Empresa estuda para prolongar longevidade ebem-estar de cães e gatos (Foto: reprodução)
Segundo o consultor de Mercado Pet da Yes (Campinas/SP), André Buck, o mercado é jovem e extremamente dinâmico, estando em constante evolução. Para ele, existem vários fatores que demonstram essa ascensão, como a entrada no mercado de novos consumidores que não compravam alimentos industrializados; a premiunização e o consequente aumento do valor agregado médio dos alimentos.
Além disso, ele também destaca o fortalecimento de grandes players, ao mesmo tempo em que há considerável espaço para o estabelecimento de pequenos e novos fabricantes, e o desenvolvimento constante de matérias-primas, equipamentos, processos e embalagens. “Outro fator é a mudança drástica na percepção do brasileiro em relação aos seus animais de estimação. Cada vez mais eles são vistos como membros da família, o que resulta em novas necessidades e novas oportunidades de negócios”, expõe.
Atualmente, de acordo com o consultor, o foco da comunidade científica internacional na área de nutrição animal é entender melhor as relações entre o sistema gastrointestinal e os outros sistemas do organismo, bem como a forma como essas relações são impactadas, ou podem ser influenciadas, pelo tipo de alimento consumido. “Com um corpo técnico qualificado, a Yes vem direcionando seus esforços para estar na linha de frente desta revolução tecnológica”, declara o profissional.
“A Yes está no mercado como empresa especialista em soluções naturais visando incrementar a saúde intestinal e, por consequência, a longevidade e o bem-estar de cães e gatos. Estas são as diretrizes que estamos trilhando em pet food, um mercado repleto de desafios e inovações”, adiciona.
A companhia traz para o mercado pet, um portfólio com soluções nutricionais como derivados de leveduras, aditivos prebióticos, adsorventes de micotoxinas e uma linha completa de minerais orgânicos.
Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.