Visitas ao veterinário diminuem a chance de surgimento dessas enfermidades
O inverno começou no dia 21 de junho e cães e gatos, assim como os humanos, ficam expostos a estas mudanças, sendo que cada corpo tenta enfrentar da melhor maneira possível o frio.
Em abril, o Ministério da Saúde (MS, Brasília/DF) começou a campanha anual de vacinação contra a gripe, cujo intuito é que a população esteja devidamente protegida antes do inverno chegar.
Na Medicina Veterinária não existe uma campanha similar. Porém, há protocolos de atendimentos que os médicos-veterinários podem aplicar a fim de garantirem a saúde e bem-estar dos animais de companhia, também, nessa estação do ano.
Esse é o momento certo para os profissionais chamarem seus pacientes para colocar as vacinas e vermífugos em dia, além de se certificarem da importância da boa alimentação, para que os pets enfrentem este período com um bom estado imunológico e boa condição corporal.
As doenças mais comuns nessa época são: traqueobronquite infecciosa canina, rinotraqueíte viral felina, bronquite felina, cinomose, doença do trato urinário inferior felino (DTUIF), doenças articulares (artrose e artrite), além de fungos, dermatites e cardiopatias.
Leia a reportagem de capa da edição de junho.