- PUBLICIDADE -
Pets e Curiosidades

PRODUTOS DE LIMPEZA PODEM INTOXICAR E CAUSAR ALERGIAS AOS ANIMAIS

PRODUTOS DE LIMPEZA PODEM INTOXICAR E CAUSAR ALERGIAS AOS ANIMAIS. Especialista lista algumas dicas para evitar essas complicações
Por Equipe Cães&Gatos
REPRODUÇÃO
Por Equipe Cães&Gatos

Especialista lista algumas dicas para evitar essas complicações

É compreensível que as pessoas queiram deixar a casa o mais limpa possível, principalmente no meio de uma crise sanitária, que é a pandemia de Covid-19. Porém, quem possui animais de estimação precisa ter atenção redobrada na hora de comprar produtos de limpeza. Algumas substâncias podem fazer muito mal aos pets, inclusive os levando a óbito.

A veterinária especialista em dermatologia da AmahVet, Graziella Galo, dá dicas para desinfetar a casa sem afetar a saúde dos animais. De forma geral as substâncias que mais causam alergia ou intoxicação, segundo ela, são: cloro, amônia e ácidos. “É essencial ler o rótulo e procurar produtos que não contenham esses químicos na composição. Se, por acaso tiver algum desses produtos para uso próprio, não os deixar ao alcance do cão, gato ou qualquer animal que viva dentro de casa”, recomenda.

O tutor deve dar preferência para produtos elaborados para o uso veterinário ou indicados para casas com pets. “Atualmente existem várias empresas que fabricam desinfetantes específicos para este uso e, se for ingerido por acaso, as chances de salvá-lo é muito maior”, comenta a profissional.

Na falta de produtos específicos para quem tem pet em casa, água com detergente ou sabão neutro é a forma mais indicada para a higienização, já que são menos agressivos e bastante eficientes para a eliminar vírus e bactérias, inclusive o coronavírus. “É preciso estar atento aos sintomas! O sinal mais comum de intoxicação é o vômito, que pode levar à desidratação do animal. A intensidade dos sintomas sempre varia conforme a quantidade de produto ingerido e o tamanho do pet”, revela.

De acordo com a veterinária, quanto mais rápido o animal intoxicado for tratado, melhores as chances de cura e menos complicado é o tratamento.

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Compartilhe este artigo agora no

Siga a Cães&Gatos também no