O último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE), feito em 2019, dá conta que o Brasil possui mais de 139 milhões de animais de estimação. Segundo dados compilados pela Mars, o número de cães e gatos aumentou 2% e 3,8%, respectivamente, em 2020, durante a pandemia. Todos esses pets foram essenciais ao ajudar os tutores no enfrentamento do isolamento social, mas também passaram a demonstrar estresse.
“O tutor tem papel fundamental no bem-estar dos pets para que eles tenham uma melhor expectativa de vida. O cuidado diário e acompanhamento profissional podem manter seu amigo saudável e, consequentemente, fazê-lo viver mais e com mais conforto”, conta a médica-veterinária da Mars Pet Care, Amanda Corrêa.
Confira cinco dicas de como fazer isso:
1- Controlar a alimentação
Obesidade e sobrepeso podem levar a uma série de doenças crônicas que podem baixar a expectativa de vida dos cães e gatos. Por isso, é importante observar que tipo de alimento eles estão ingerindo. Antes de mais nada é preciso saber que cada animal, cada porte, cada raça e idades possuem hábitos alimentares diferentes, com demandas nutricionais específicas.
“O tutor que realmente preza pela alimentação do pet precisa procurar rações de qualidade garantida, que possuam nutrientes e que melhorem a qualidade e expectativa de vida dos bichinhos”, explica Amanda. Segundo ela, os produtos da Mars Pet Nutrition são baseados em proteínas, vitaminas e fibras. “Para os cães, temos uma ampla variedade que atende desde a linha super premium, como as mais tradicionais, ambas com alta qualidade nutricional e que contam com linha especiais dedicadas a cada perfil de cachorros. Já para os gatos, a nova WHISKAS MELHOR POR NATUREZA, Premium Especial, contém ingredientes naturais e funcionais, alimentos 100% completos e balanceados e não possuem adição de colorante / aromas, além de contar, em suas receitas, com fibra de beterraba e linhaça”, completa Amanda.
2- Incentive exercícios diários
Assim como a alimentação, os exercícios também vão ajudar a regular o peso dos bichinhos – que é um dos fatores mais importantes para aumentar a expectativa de vida deles. Por isso, é importante realizar uma caminhada rápida todos os dias para os cães e algumas brincadeiras mais ativas com os gatos. Essas atividades sempre devem ser acompanhadas de estímulos mentais, que ajudam no desenvolvimento da memória e impedem a perda da mesma.
3 – A saúde dental é fundamental
Uma das ações menos realizadas pelos tutores de pets são as limpezas adequadas nos dentes. Por isso, é muito comum o aparecimento de doenças periodontais por conta das bactérias acumuladas. Além da visita ao veterinário para a limpeza, há alguns produtos que ajudam a reduzir a formação de tártaro e ajudam para a saúde das gengivas. No caso dos cães, a Pedigree possui o Dentastix. “Ele é do que um petisco funcional – para cães adultos e raças pequenas – saudável e saboroso para o cuidado oral dos cachorros. Os snacks foram desenvolvidos em parceria com o Centro de Nutrição Animal WALTHAM, a autoridade científica principal sobre nutrição e bem-estar animal, e está cientificamente comprovado que seu uso diário combate até 80% da formação do tártaro”, declara.
4- Amor
Parece óbvio, mas não é. Os animais adoram e precisam ser mimados com amor e atenção. Interação e carinho os ajudam no vínculo social, na saúde mental, dá energia para que queiram sempre se mostrar afetuosos e, por consequência, ótimo para o aumento da expectativa de vida.
Lembre-se de sempre consultar um médico veterinário e garantir um acompanhamento constante, não apenas quando o seu pet ficar doente.
Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
Avert Saúde Animal acaba de lançar o Avert Cast, seu canal de podcast
Maioria dos pets brasileiros foi adotada ou presenteada, de acordo com pesquisa
Biovet proporciona ao mercado Pet brasileiro “Vet para todos”