Hoje (28), é comemorado o Dia Mundial do Combate à Raiva e, junto à data, a MSD Saúde Animal também celebra 25 anos de trabalho para eliminar a raiva e proteger a saúde das pessoas, animais e do meio ambiente. A doença é infecciosa e, apesar de ser bastante conhecida, continua fazendo 59 mil vítimas por ano em mais de 150 países, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
De acordo com a médica-veterinária e gerente de produto pet da MSD Saúde Animal, Daniela Baccarin, a melhor forma de combater a raiva é por meio da vacinação, que protege os humanos e os pets. “Nossa trajetória mostra o compromisso com a Saúde Única e de conscientizar as pessoas que só a vacinação pode salvar vidas. Para que a gente consiga deixar de se preocupar com a raiva, é preciso que 70% dos cães estejam vacinados todos os anos, sendo a OMS”, explica.
Por isso, há duas décadas e meia, a companhia firma parcerias com organizações sem fins lucrativos para contribuir globalmente com a meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) de erradicar os casos de raiva até 2030, como o projeto Afya. Fazem parte deles, o Rabies Free Africa, que visa controlar a doença e garantir a vacinação de cães domésticos em toda a Serengeti, e cujo programa a MSD Saúde Animal participa com a doação da Nobivac; e o Mission Rabies, organização que atua na África, Ásia e Índia e que, com o apoio da companhia, mantêm equipes de vacinação permanentes a fim de realizarem programas de educação para conscientizar sobre a enfermidade e a sua prevenção.
Além disso, por meio desse programa, a MSD Saúde Animal já doou mais de 3,4 milhões de doses de vacina para os programas que atua. Além disso, a empresa destina também parte do faturamento do imunizante aos projetos, garantindo que a proteção contra a raiva tenha um alcance ainda maior.
Para Eles Para Nós
Nesse ano, para homenagear as organizações, veterinários, voluntários e donos de cães e gatos que mantém os animais livres da raiva, e consequentemente as pessoas, a MSD Saúde Animal lançou a campanha Para Eles Para Nós. Participe postando sua experiência com os seus heróis locais, mostrando como eles estão salvando vidas humanas e caninas por meio da hashtag #paraelesparanós.
Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
Avert Saúde Animal acaba de lançar o Avert Cast, seu canal de podcast
Maioria dos pets brasileiros foi adotada ou presenteada, de acordo com pesquisa
Biovet proporciona ao mercado Pet brasileiro “Vet para todos”