O mês de setembro traz como destaque a campanha de prevenção ao suicídio, fenômeno social cujo número de casos dobrou no Brasil nas últimas duas décadas. Uma série de ações são realizadas para manutenção e melhora da saúde mental dos cidadãos, especialmente as voltadas à prevenção ao suicídio. Na área da Medicina Veterinária, os profissionais enfrentam diversos tipos de dificuldades e pressões emocionais, entre alguns dos exemplos mais importantes estão a rotina intensa e estressante na prática clínica, além da falta de valorização dos profissionais da área.
Para explicar sobre a importância desta ação, será realizada a Live Hora do Petisco com o tema Prevenção ao Suicídio, na sexta-feira (09), às 12h, no Instagram da Faculdade Qualittas, com a professora e psicóloga Camila Buttignol.
“O suicídio é um tema tabu, uma problemática de sofrimento mental e existencial, além de um grave problema de saúde pública. Suas causas são multifacetadas, incluindo as diversas faixas etárias e classes sociais. Cerca de 700 mil pessoas morrem por suicídio por ano, com a ocorrência de uma morte a cada 40 segundos”, explica Camila.
A especialista vai destacar na Live sobre o alerta de se dispor de mais espaços de escuta e acolhimento, sem julgamentos, para quem sofre de depressão ou já tenha passado por essa situação.
“Muitas vezes o suicídio é consumado por falta de suporte e cuidados adequados, incluindo a prevenção”, comenta a psicóloga.
Um cenário onde não há um preparo, uma orientação e um cuidado para essa carga emocional que estes profissionais precisam lidar, no período universitário e após a conclusão do curso. Por isso é válida a reflexão e atenção ao tema.
Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
Veterinários comentam sobre área que teve título de especialista aprovado, recentemente, pelo CFMV
Veterinário atua como voluntário em casa que acolhe pessoas LGBTQIA+ e seus pets
Projeto Cannabis nas Universidades é criado por profissionais da Veterinária