O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais (CRMV-MG) e a Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) estão realizando um levantamento para coleta de dados relativos à saúde mental dos médicos e médicas-veterinárias atuantes no estado de Minas Gerais. A pesquisa tem o objetivo de identificar o perfil de saúde mental do profissional médico-veterinário do estado de Minas Gerais, verificando as características existentes nas diversas áreas de atuação. Para participar o profissional precisa estar inscrito há pelo menos um ano no CRMV-MG.
Com as respostas, um levantamento estatístico gerará informações que serão usadas no monitoramento da situação de saúde dos profissionais e possível antecipação de eventos futuros que venham intervir na saúde mental e na qualidade de vida dos mesmos. Além de propor medidas que contribuam para a melhoria dos aspectos identificados.
A iniciativa é realizada pelos pesquisadores João Paulo Amaral Haddad e Andreza Nayla de Assis. Segundo os pesquisadores, o levantamento permitirá caracterizar o perfil de saúde mental e identificar as condições de estresse a qual o profissional está exposto, auxiliando na compreensão do desenvolvimento de patologias relacionadas ao estresse e que impactam na qualidade de vida do médico-veterinário. Além de colaborar para a formulação e o direcionamento de políticas públicas que pretendam aumentar a qualidade de vida desses profissionais e promover a saúde dos mesmos.
A participação dos profissionais mineiros é voluntária, entretanto, de fundamental importância tendo em vista a relevância das medidas relacionadas à saúde mental. Além disso, quanto maior o número de respostas, mais próximo do cenário atual da profissão. As informações prestadas serão utilizadas exclusivamente para fins de produção científica, sendo mantidos o sigilo e o anonimato do participante.
O questionário estará aberto para respostas até o dia 24 de fevereiro. Clique aqui e participe da pesquisa.
Fonte: CRMV-MG, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
Veterinária desvenda: Será que, realmente, os gatos sempre caem de pé?
Medicina Veterinária Sistêmica foca na filosofia em prol da vida dos indivíduos
Veterinária cita doenças que podem ser evitadas com a vacinação dos gatos