- PUBLICIDADE -
Pets e Curiosidades

Hospital Veterinário ingressa na comunicação atual e produz podcasts sobre o universo animal

Por Equipe Cães&Gatos
podcast
Por Equipe Cães&Gatos

Os podcasts estão na crista da onda e ganham cada vez mais adeptos e seguidores. O sucesso está na proposta do seu formato: entrevistas intimistas e descontraídas de variados assuntos que podem, ou não, ser acompanhadas de imagens. As grandes vantagens são que os conteúdos disponíveis são acessados no tempo do ouvinte e figuram como um jeito prático e fácil de informar e oferecer conhecimento. 

O Hospital Veterinário Taquaral (HVT) de Campinas é o pioneiro em sua modalidade a recorrer a esse modelo de conversa com os tutores. Depois de consolidar as suas redes sociais pelas rotineiras postagens de curiosidades e informações úteis, o HVT partiu para o canal do YouTube onde, quinzenalmente, publica vídeos com foco na prestação de serviço a quem ama animais.

Veterinárias do Hospital Veterinário Taquaral gravam podcast sobre cuidados com os animais (Foto: divulgação)

A médica-veterinária responsável pelo marketing do Hospital, Júlia da Silva de Camargo, conta que o HVT aderiu aos podcasts porque tem percebido que o público tem preferido ouvir do que ler quando busca se informar sobre algum tema. “Hoje em dia, é tudo muito corrido e se as pessoas tiverem que escolher se vão parar para ler ou se podem se informar ouvindo enquanto fazem outras coisas em paralelo então elas vão preferir escutar porque isso representa ganho de tempo. Então, para divulgar o nosso trabalho e ensinar de forma espontânea sobre assuntos relativos aos animais, decidimos fazer”.

Júlia explica que boa parte dos assuntos abordados nos podcasts são apurados junto aos veterinários. O Hospital prioriza os temas que geram mais curiosidade entre os amantes de pets, principalmente, questões levantadas por tutores recém-chegados em primeira consulta. Itens como alimentação, manejo e cuidados diários sempre estão em alta. O canal do YouTube também destrincha dúvidas e sugestões pertinentes que chegam pelas redes sociais.  “Sabemos que o número de pets em casa aumentou e os tutores gostam de ler sobre curiosidades dos pets, vídeos engraçados sobre cães, gatos e pets não convencionais. E é exatamente sobre isso que postamos nas nossas redes sociais, assuntos importantes para o tutor”, diz Júlia. 

Segundo a veterinária, essa experiência de interação com os internautas nas redes sociais é muito positiva. “É bastante comum o tutor postar fotos e vídeos do seu pet e marcar a página do Hospital. Ficamos radiantes e o sorriso vai de orelha a orelha. Isso significa que ele confia em nosso trabalho e mostra a todos o quão importante somos na vida do bichano. Com este pensamento, ingressamos no YouTube a fim de aumentar a prestação de serviço e nos aproximar dos nossos clientes, amigos e seguidores”, enfatiza Júlia. 

Além disso, como o funcionamento do Hospital é ininterrupto 24 horas, oferece estrutura completa para exames, fisioterapia, consulta e até UTI e tem grande variedade de especialistas, não faltam abordagens para irem ao ar.

As gravações ocorrem no Itaim Bibi, em São Paulo, no Estúdio Vetsign, atuante na produção de conteúdo audiovisual para o mercado PetVet. De acordo com o diretor do estúdio, James Koji Torigoe, a iniciativa do HVT em estar com podcasts no YouTube gera autoridade para a marca, que apresenta seus veterinários especialistas de forma simpática, facilitando a atração de novos clientes, mantendo a fidelidade dos tutores, além de melhorar a posição na busca do Google. “Não é simplesmente sentar ao microfone e gravar. A equipe precisa fazer um planejamento sério, escolher o conteúdo focado no público-alvo. Os veterinários do HVT estão de parabéns pelo comprometimento. A cada edição a qualidade só melhora”, finaliza.

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Veterinária comenta a importância da “gatificação” dos ambientes para a espécie felina

Entender os hábitos do vetor da leishmaniose visceral ajuda a se proteger contra a doença

Proteção Animal Mundial atua na soltura de dois tamanduás-bandeiras

Compartilhe este artigo agora no

Siga a Cães&Gatos também no