Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Clínica e Nutrição

Comida caseira para pet deve ser balanceada e nutritiva: saiba como preparar

Por Equipe Cães&Gatos
comida caseira pet
Por Equipe Cães&Gatos

Rações industrializadas são amplamente utilizadas na alimentação animal, mas nem sempre trazem benefícios – como nos casos de quadros alérgicos, atingido tanto o trato gastrointestinal como a pele dos pets. 

Para evitar o surgimento de doenças e controlar alergias, os tutores podem oferecer alimentos caseiros para os animais. Porém, é preciso estar atento às porções, que devem ser moderadas, assim como às comidas consideradas tóxicas para os bichinhos.

As refeições caseiras devem conter proteínas, carboidratos e fibras. Dessa forma, algumas opções para os pets são ovos, frango grelhado, carnes, batata doce e arroz integral. Temperos não devem ser adicionados ao preparo, pois eles são perigosos para os animais.

Os alimentos considerados tóxicos são aqueles que fazem mal aos animais, como os gordurosos ou de difícil digestão. Cebola, alho, leite, pão e chocolate devem ser sempre evitados; assim como algumas frutas proibidas, como abacate, uva, uva-passa, carambola e cereja.

Temperos não devem ser adicionados ao preparo, pois são perigosos para os animais (Foto: Divulgação)

“Com relação aos petiscos, podem ser oferecidas frutas ricas em água, como pera, melancia, maçã, melão e banana”, explica a médica-veterinária e professora do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, Campus Graças (Uninassau), Mariana França.

De acordo com ela, para diminuir a quantidade de produtos industrializados e deixar o cardápio alimentar do pet mais saudável e nutritivo, é necessário que ele seja acompanhado por um médico-veterinário nutricionista. 

“A mudança nos hábitos alimentares interfere no bem-estar e na saúde dos animais. Os tutores devem receber orientações sobre o preparo e a quantidade da porção, de acordo com o tamanho e peso do pet”, conta Mariana e finaliza: “Por exemplo, é importante saber que as refeições devem ser servidas frescas e feitas duas ou três vezes por dia”.

Fonte: Uninassau, adaptado pela equipe Cães&Gatos.

LEIA TAMBÉM:

Veterinárias indicam como tratar doenças oncológicas em pets com empatia com os tutores

Indústria pet conclui 2022 com alta, mas possui uma das tributações mais altas do mundo

CFMV ajuíza Ação Civil Pública para impedir abertura de novos cursos de graduação