- PUBLICIDADE -
Pets e Curiosidades

Sequenciamento de genoma visa identificar displasia da anca em cães

Sequenciamento de genoma visa identificar displasia da anca em cães Pesquisa foi realizada na Austrália, com foco na raça pastor alemão
Por Equipe Cães&Gatos
REPRODUÇÃO
Por Equipe Cães&Gatos

Pesquisa foi realizada na Austrália, com foco na raça pastor alemão

A displasia da anca é um problema que comumente acomete os cães da raça pastor alemão, podendo impossibilitar a mobilidade destes animais. Com isso, cientistas da Universidade de New South Wales (UNSW), na Austrália, entre outros institutos, sequenciaram o genoma de um cão saudável da raça com o objetivo de determinar se estes animais são suscetíveis ao desenvolvimento do problema.

Para a realização do estudo, publicado na revista GigaScience, foi utilizada uma amostra de sangue de um pastor alemão de cinco anos e sem doenças genéticas.

“Uma vez que os pastores alemães são tão bons ‘cães de trabalho’, tem sido gasto muito dinheiro a investigar as causas e os possíveis indicadores deste problema. Quando cães de trabalho — como os treinados para trabalhar com a polícia ou para ajudar pessoas com deficiência — acabam por ter displasia da anca, foi muito tempo e dinheiro perdido para o treino daquele cão”, explicou Bill Ballard, um dos autores do estudo e biólogo evolutivo da UNSW, citado pela publicação MRCVS online.

O autor também explica que, depois da sequenciação do genoma, é possível determinar se o cão irá desenvolver a condição, “permitindo desenvolver um programa de criação para reduzir a displasia da anca nas gerações futuras”.

Fonte: Veterinária Atual, adaptado pela equipe Cães&Gatos VET FOOD.

Compartilhe este artigo agora no

Siga a Cães&Gatos também no