Buscar na cães e gatos

Pesquisar
Close this search box.
- PUBLICIDADE -
Clínica e Nutrição

Como manter a saúde oral do pet em dia?

Os cuidados bucais dos animais são extremamente importantes para evitar outros problemas de saúde
Por Equipe Cães&Gatos
saúde oral
Por Equipe Cães&Gatos

Se engana quem pensa que os pets não precisam cuidar da saúde oral. É recomendado que, pelo menos uma vez ao ano, a partir dos 4 meses, os animais façam uma visita ao dentista veterinário para acompanhar a troca dentária e o surgimento do tártaro.

Falando especificamente dos cães e gatos, a cavidade oral de ambos possui uma grande presença de bactérias que, diariamente, formam a placa bacteriana – película pegajosa sobre os dentes -. Sem escovação dentária diária e cuidados domiciliares, essa película sofre um processo de mineralização pelo contato com a própria saliva (rica em sais minerais) e forma a placa bacteriana mais conhecida pelos tutores: o tártaro (cálculo dentário). 

Como tratar o tártaro 

O tratamento para tártaro envolve um conjunto de fatores, pois ele não é o maior vilão da história e apenas facilita um maior acúmulo de placa bacteriana por deixar os dentes de forma mais áspera. A presença de bactérias patogênicas sobre os dentes vão ser responsáveis por causar problemas para os tecidos orais, principalmente gengiva e osso alveolar. A remoção é importante para que a superfície dos dentes se mantenha limpas e lisas para facilitar a higienização e consequentemente, diminuir a aderência de placa bacteriana.

É importante criar uma rotina diária para o pet entender que a escovação fará parte da vida dele (Foto: reprodução)

É importante dizer que para a limpeza a anestesia inalatória é obrigatória e recomendada pela Associação Brasileira de Odontologia Veterinária (ABOV), para dar segurança ao procedimento sem risco do animal aspirar, por exemplo, já que os equipamentos odontológicos utilizam bastante água para seu funcionamento.

No Veros Hospital Veterinário, em todos os procedimentos odontológicos e cirúrgicos, os animais, independentemente da idade, passam por uma avaliação e realizam exames pré-operatórios, como exames de sangue e cardiológicos, para que se tenha um planejamento anestésico com segurança. 

Rotina de escovação 

‘’É muito importante criar uma rotina diária para seu pet entender que esse momento fará parte da vida dele, para ele ir se acostumando. Os cães não usam relógio, mas seguem diariamente o seu relógio biológico”, afirma o médico veterinário do Veros Hospital, Thiago Prescinotto.

Confira abaixo o passo a passo para iniciar a escovação:

  • Escolher um horário para escovação e manter por todos os dias o mesmo horário;
  • Na primeira semana iniciar manuseando a boca do animal por dentro e por fora com o próprio dedo;
  • Na segunda semana, acrescente sobre o dedo uma gaze ou lenço de escovação;
  • Na terceira semana, com o pet mais habituado à manipulação oral, é o momento de utilizar a escova de dente. Inicie sem uso de creme dental realizando movimentos circulares;
  • Na quarta semana, acrescente o creme dental sobre a escova e, assim, continue diariamente.

A escolha da escova de dente também é importante e deve ser feita de acordo com o tamanho do animal – desde uma escova infantil para cães pequenos até uma escova adulta para cães grandes – e de preferência, com cerdas macias. Já o creme dental, deve ser exclusivo para pets, em hipótese alguma deve-se utilizar creme dental humano pois estes não podem ser ingeridos pelos animais.

Ainda segundo o médico-veterinário, os brinquedos também são importantes para auxiliar a higienização oral, mas é importante evitar os brinquedos muito duros, como os ossos de nylon, que podem fraturar os dentes.

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.

LEIA TAMBÉM:

Veterinário deve ter boa formação para melhor atender seus pacientes

Medicina Veterinária promove o bem-estar coletivo 

XXI Congresso CBNA Pet debate aditivos nutricionais e tecnológicos