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Special Dog Company aposta em algoritmos que dão voz aos stakeholders

Processo da Humanizadas envolveu análises de semântica da startup em 1.742 comentários realizados por 821 stakeholders da empresa
Por Equipe Cães&Gatos
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Por Equipe Cães&Gatos

A Humanizadas, empresa de avaliação multistakeholder em ESG com uso de Inteligência de Dados que visa beneficiar pessoas, sociedade e planeta, trouxe inovação para o processo de desenvolvimento da  Matriz de Materialidade das organizações. “A construção da materialidade utiliza, geralmente, entrevistas ou questionários com os stakeholders das empresas. No entanto, a maneira como esses métodos são aplicados pode não garantir a compreensão das reais demandas dos stakeholders, a rastreabilidade das informações e a confiabilidade dos dados. É comum as empresas encontrarem dificuldade para compreender a origem das informações, fazendo com que o processo de construção da Matriz de Materialidade pareça uma caixa-preta. Além do desperdício de tempo e recursos, essa falta de transparência pode resultar em prejuízos para as organizações, como tomada de decisões inadequadas, perda de confiança dos stakeholders e comprometimento da sustentabilidade e do desempenho empresarial a longo prazo”, afirma o CEO e fundador da Humanizadas, Pedro Paro.

Esse novo processo utiliza ciência de dados e análises de semântica avançadas para garantir maior confiabilidade, transparência e qualidade nas informações. A primeira aplicação do método ocorreu em parceria com a Special Dog Company. Com o desenvolvimento deste trabalho, a companhia poderá fortalecer o alinhamento de sua estratégia de sustentabilidade às reais necessidades dos stakeholders e diretrizes internacionais, impactando positivamente toda a sua cadeia de negócios.

“Ao adotarmos uma abordagem inovadora, priorizamos a voz dos stakeholders ao invés de questioná-los sobre aspectos que possam ser desconhecidos para eles. Dessa forma, analisamos os comentários que os próprios stakeholders fornecem a respeito das forças, fraquezas, riscos e oportunidades em cada organização. Ao fazermos isso, conseguimos minimizar vieses nas análises e focar nas autênticas expectativas e demandas dos stakeholders”, afirma Paro. Foram analisados os comentários do conselho, lideranças, colaboradores, clientes, fornecedores, especialistas de mercado e comunidades locais.

No caso da Special Dog, foi observado que essa estratégia beneficia as organizações ao promover o alinhamento de interesses, fomentar relações de confiança e fortalecer o engajamento com os stakeholders, resultando em uma maior efetividade nas ações e tomada de decisão. Foram analisadas informações de 821 stakeholders consultados de maneira 100% eletrônica, com análise de 1.742 comentários e identificação de 167 diferentes temas citados. Desta análise, 10 temas foram classificados como prioritários, sendo 4 destes classificados como alta prioridade para a Special Dog e seus respectivos stakeholders.

O processo também contou com o estudo de mercado, envolvendo análise de referências de mercado, como SASB e MSCI, além da análise de outras 20 empresas do mesmo segmento. “Posso afirmar, com convicção, que o alinhamento de interesses com nossos stakeholders é fundamental para o sucesso de nossa organização. Identificar e atender às reais necessidades dos stakeholders, em vez de nos basearmos em suposições, nos permite construir relações sólidas e duradouras. Isso resulta em soluções mais eficazes e um impacto positivo tanto em nossa empresa, quanto no meio ambiente e na sociedade como um todo”, afirma a diretora Administrativa da Special Dog, Priscila Manfrim Tavares.

Essa nova abordagem traz como diferenciais não apenas a utilização do conceito de Dupla Materialidade (que avalia tanto os impactos internos, quanto os externos da organização), como também a aplicação de análises de semântica avançada da Humanizadas (que ouve e dá voz a real necessidade dos stakeholders, através da análise de comentários de lideranças, colaboradores, especialistas, clientes, fornecedores, comunidades e especialistas de mercado) e uso de algoritmos e técnicas estatísticas para identificar, categorizar e priorizar temas (que garante maior confiabilidade de dados e transparência de informações estratégicas).”Ficamos muito satisfeitos em construir a Matriz de Materialidade com a Humanizadas. Destaco a transparência do processo e a excelência da equipe em identificar de maneira muito precisa aquilo que é prioritário aos nossos stakeholders. O trabalho conseguiu captar com profundidade as reais demandas de clientes, fornecedores, colaboradores e outras partes interessadas, e este diagnóstico preciso tem sido fundamental para a assertividade de nossas decisões estratégicas”, conta o gerente de Desenvolvimento Sustentável da Special Dog, João Paulo Figueira.

Processo traz abordagem que integra múltiplas metodologias, com validação científica e estatística (Foto: reprodução)

O que é a Matriz de Materialidade?

A Materialidade é um conceito utilizado na área de sustentabilidade e governança corporativa para descrever a importância relativa de um tema para a empresa e seus respectivos stakeholders. Com base nesse conceito, a Matriz de Materialidade é um sistema utilizado para identificar os temas que podem ter alguma repercussão significativa na empresa, sendo ela positiva ou negativa.

Esse levantamento ajuda a empresa a identificar os aspectos que devem ser mantidos ou melhorados e, inclusive, pode ser usado para construir as metas e as métricas ESG, que compõem os relatórios de sustentabilidade das companhias.

Apesar do processo já ser realizado em algumas empresas, o que a Humanizadas traz de diferente e inovador para a Matriz de Materialidade, é não apenas a utilização do conceito de Dupla Materialidade (já citado acima) mas, principalmente, a utilização de algoritmos, técnicas estatísticas e análise de semântica avançada, que garantem confiabilidade de dados e transparência nas análises e priorizações, resultando em uma tomada de decisão mais segura e confiante por parte das empresas.

“O que fazemos é trazer uma abordagem que integra múltiplas metodologias, com validação científica e estatística, fruto do meu projeto de doutorado desenvolvido dentro da Universidade de São Paulo. Nossa intenção é fornecer dados confiáveis para apoiar as decisões das empresas, visando a geração de retorno positivo para todos os stakeholders da organização”, conclui Pedro Paro. 

Resultados obtidos pela Special Dog Company

Ao todo, 167 temas materiais foram citados pelos stakeholders e identificados no estudo de mercado, sendo que 39 foram classificados como relevantes e quatro definidos como alta prioridade, sendo eles: “Bem-estar dos colaboradores”, “Relação com clientes”, “Eficiência, redução de desperdícios e conservação dos recursos naturais” e “Expansão e crescimento”.

“Tenho orgulho em dizer que nossa cultura e estratégia abraçam a sustentabilidade. Entendemos que nosso sucesso a longo prazo depende da criação de valor sustentável para todos os nossos stakeholders. Os pilares ESG e a Matriz de Materialidade são cruciais nesse processo, ajudando a identificar e priorizar temas importantes para os stakeholders e a gestão responsável dos recursos. Seguimos comprometidos em aprimorar nossas práticas e reforçar nosso legado para a sociedade”, afirma o CEO da Special Dog, Erik Manfrim.

Já Pedro Paro ressaltou o compromisso da empresa em inovar e apoiar a tomada de decisões mais éticas e sustentáveis: “Nossa abordagem inovadora na construção de Matrizes de Materialidade tem um impacto significativo no mercado. Estamos muito orgulhosos com este projeto desenvolvido com a Special Dog, e com a possibilidade de ajudar cada vez mais as empresas a identificarem e priorizarem temas de sustentabilidade de maneira eficiente e transparente, garantindo que suas estratégias estejam realmente alinhadas às expectativas dos stakeholders e às diretrizes internacionais”.

A parceria entre a Humanizadas e a Special Dog Company demonstra como a colaboração e a inovação podem impulsionar o crescimento sustentável e a longo prazo, destacando a importância da compreensão das necessidades e prioridades dos stakeholders na definição de estratégias de sustentabilidade alinhadas aos objetivos de negócio

Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.

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