Em cães e gatos, a cavidade oral é composta pelos lábios, mucosa oral, gengiva, dentes, língua e palato. Os dentes são envolvidos por estruturas denominadas periodonto, que são a gengiva que confere proteção e cemento, osso alveolar e ligamento periodontal que fornecem sustentação.
A enfermidade mais comum em cães e gatos é chamada de Doença Periodontal (DP), que consiste na inflamação das estruturas que compõem o periodonto, causando dor e em casos mais graves perda dental e fraturas mandibulares. Ela pode, ainda, causar danos sistêmicos, quando há migração das bactérias presentes na boca para a corrente sanguínea.
O problema começa quando há acúmulo de placa bacteriana (também conhecida como biofilme) nos dentes, podendo haver predisposição por alguns fatores como idade, raça, tipo de dieta, higienização bucal e a saúde em geral.
A placa pode ser removida por meio de limpeza e escovação, porém, quando a limpeza não é realizada adequadamente em 24 a 48 horas, se acumulam restos alimentares, células e componentes da saliva. Isso forma mais placas e dá início ao processo de calcificação devido a componentes minerais da saliva, assim, tendo como consequência a formação do cálculo dental, popularmente chamado de “tártaro”.
O cálculo dentário na região da gengiva provoca a inflamação do tecido mole e os sinais clínicos da doença. Leia a reportagem em nossa revista on-line, gratuitamente, para saber mais sobre a doença periodontal, como evitá-la e tratá-la.
Fonte: Redação Cães e Gatos VET FOOD.
LEIA TAMBÉM:
Crescimento do setor pet desacelera no primeiro trimestre
Cães também podem apresentar alergias alimentares
Veterinária aborda mitos e verdades sobre leishmaniose visceral