Em 2022, o faturamento do setor pet cresceu 16,4% em 2022, chegando aos R$ 60,2 bilhões, de acordo com o Instituto Pet Brasil (IPB). O Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan) prevê um movimento crescente, de 15,8% em 2023 e 15% para 2024.
“Não é possível falar da ascensão desse segmento sem mencionar a relação com o impacto da inovação e tecnologia do mercado de animais de companhia”, justifica o diretor da Unidade de Negócios Pet da MSD Saúde Animal, Jayme Alexandre de Lima.
O isolamento social de 2020-2021, explica Jayme, levou os tutores a conviver com os animais 24 horas por dia, reforçando os laços e os tornando ainda mais parte da família. Esse estreitamento do carinho e observação de suas necessidades deixou os tutores cada vez mais dispostos a oferecer o melhor em alimentação, saúde e bem-estar.
“Essa mudança não foi apenas relacionada à nossa relação com os pets dentro de casa, mas também gerou um movimento gigante no mercado. Até empresas que não eram do setor investiram lançando produtos para animais de companhia e, quem já estava, acelerou mais ainda seu negócio. Foi, com certeza, um marco no setor pet”, diz.
Na MSD Saúde Animal, o profissional afirma que o caminho da inovação sempre foi trilhado: “A companhia foi a primeira e a única a lançar, por exemplo, uma caneta de insulina para os pets diabéticos, e um antipulgas e carrapatos com proteção de até doze semanas”.
Mais do que medicamentos, nos últimos anos, ele conta que a companhia apostou em soluções tecnológicas. “No final de 2021, trouxemos uma linha inovadora exclusiva para aos animais de estimação, a Sure PetCare”, exemplifica.
São vários os produtos para cães e gatos que mudam o jeito de cuidar dos pets, trazendo monitoramento de dados para mapear seus hábitos e comportamentos ao longo do dia, como por exemplo, quando e quanto comem e a entrada e saída do pet de dentro de casa. “A Petnologia, como chamamos a tecnologia atrelada aos cuidados pet, já é realidade”, acrescenta.
Em 2020, a MSD Saúde Animal criou a diretoria de Estratégia e Inovação, e um de seus objetivos é desenvolver novas soluções que atendam aos mais diversos desafios e expectativas dos clientes, impactando positivamente a sociedade.
“Acreditamos que nesses três anos tivemos ótimos resultados e estamos no caminho certo!”, diz e adiciona: “Mas, é importante ressaltar que inovação não é apenas relacionado à tecnologia, ou exclusivamente à criação de novos produtos. Vai muito além! Larry Keeley, coautor do livro Dez Tipos de Inovação, diz que a tecnologia representa apenas 2% a 5% da equação de uma grande inovação”.
Na verdade, explica Jayme, o conceito envolve desde a criação de novos modelos de negócios até a geração e implementação de ideias voltadas à transformação de processos internos.
“Uma das minhas definições preferidas de Inovação é ‘fazer algo diferente e que gere um resultado melhor’. E na MSD Saúde Animal trabalhamos para ser uma companhia inovadora, não somente pelos seus produtos, mas também pelo que podemos realizar internamente para construir conexões, contribuir com o crescimento individual e coletivo e impulsionar o mercado. Tudo isso anda junto”, afirma.
De acordo com o profissional, o mercado pet nunca mais será o mesmo. “O crescimento amplia a capacidade de inovação das marcas e a tendência é aumentar ainda mais a qualidade de vida dos nossos pets. Todos ganham: economia, tutores e animais”, pontua e finaliza: “Quem sabe um dia não se descobre como fazer eles viverem por mais 50 anos, não é? Qual é o pai ou mãe de pet que nunca desejou isso? Com a Petnologia espero que não estejamos muito longe de tornar esse sonho real”.
Fonte: AI, adaptado pela equipe Cães e Gatos VET FOOD.
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